quarta-feira, 6 de abril de 2011

EM PLENO "ABRIL VERMELHO", MST NEGOCIA COM GOVERNO TUCANO

Às vésperas do aniversário de 15 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Estado iniciaram uma aproximação com o governo de Simão Jatene (PSDB). Desde o assassinato em Eldorado dos Carajás, o MST promove o protesto chamado "Abril Vermelho", geralmente com muitas invasões de propriedades.

É a primeira vez que eles decidem dialogar com um governador tucano paraense - em 1996, quando 19 sem-terra foram mortos em confronto com policiais militares, o governador era o também tucano Almir Gabriel.

A primeira reunião, realizada ontem, funcionou como um "bate-papo", segundo um dos coordenadores do movimento, Eurival Martins Carvalho.

Nenhum acordo foi firmado. Só no dia 26 de abril o MST entregará uma pauta de reivindicações. Segundo Carvalho, entre as cobranças estão assistência técnica para agricultores rurais, aumento de escolas no sul e sudeste do Pará (onde se concentram os sem-terra) e a implantação de uma universidade para membros do movimento.

"Temos uma pauta a oferecer e o governo tem obrigação de resolver os problemas do povo, seja o partido que for", disse.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/899234 e redação do blog

PS: Positivamente, o vermelho abril do MST começa a ganhar cor da groselha.

Nenhum comentário: