segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PEDIDO AFASTAMENTO DO RELATOR DO PROCESSO DO MENSALÃO DO PT

Confirmou-se, hoje, aquilo que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, relator do processo o Mensalão do PT, denunciou na semana passada: haveria um clima de "conspiração" no STF para mandá-lo de vez para casa, afastando-o de processos polêmicos. Em diálogos reservados, Barbosa desabafou: "Isso acontece com quem incomoda."

Soube-se, hoje, de uma ação que pede o afastamento de Joaquim Barbosa da relatoria do processo do Mensalão do PT. A ação se encontra no gabinete do ministro Cezar Peluso, pronta para ser levada a julgamento pelo STF. A informação é do "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete e publicado na Folha, desta segunda-feira.

A ação foi oferecida por Marcos Valério em 2009 e é apoiada por Roberto Jefferson - a quem se atribui haver afirmado que Valério seria "expert" em lavagem de dinheiro.

Marcos Valério é acusado de operar o esquema do Mensalão do PT e pode ser condenado a até 527 anos de prisão. Se o caso for julgado procedente e nenhum dos crimes prescrever, o publicitário Marcos Valério de Souza, acusado de operar o esquema, poderá ser condenado a até 527 anos de prisão.

O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), chamado de "chefe da quadrilha", e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares pegariam até 111 anos.

No entanto, mesmo que o STF opte pelas condenações máximas, a legislação brasileira limita o cumprimento de pena a 30 anos, além de estabelecer regras para que os condenados diminuam suas penas.

Os réus sempre negaram a existência do esquema.

Nenhum comentário: