domingo, 25 de setembro de 2011

LINHÃO CALHA NORTE: JOSEFINA PEDE REBAIXAMENTO DA TENSÃO DA REDE

As obras do linhão estão em curso, mas rebaixamento da tensão da rede prevista apenas para 2017. Josefina quer a antecipação

Na quarta-feira passada, em moção encaminhada ao governador Simão Jatene, a deputada Josefina Carmo (PMDB) pediu apoio político à luta pelo rebaixamento da tensão elétrica do linhão de Tucuruí que está sendo construído na margem esquerda do rio Amazonas. 

Quando concluído, o linhão vai levar energia constante e de qualidade aos municípios de Almeirim, Prainha, Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Terra Santa e Faro, no Pará, além de municípios dos vizinhos Amazonas e Amapá. O problema é que a obra está prevista para ficar pronta no início do próximo ano, mas o rebaixamento da tensão elétrica somente em 2012. 

No documento ao governador, Josefina pediu ações políticas junto ao Ministério das Minas e Energia, às estatais Eletrobras e Eletronorte e à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com o objetivo de antecipar os prazos para as obras de rebaixamento.

Josefina lembrou que é na Calha Norte que estão o maior rebanho bovino do Oeste do Pará, importantes unidades de conservação de uso sustentável – as florestas estaduais do Paru, Trombetas e Faro –, importantes áreas de pesca, de produção de grãos e frutas, assim como ricas reservas minerais, mas que aguardam energia elétrica segura e de qualidade para ser beneficiadas.

“Os grãos, como milho e feijão, deixam os municípios produtores, como Monte Alegre e Alenquer, sem qualquer beneficiamento, saem in natura. A enorme produção pesqueira igualmente deixa a região na mesma condição, indo gerar emprego, renda e receita pública em outros municípios e regiões”, afirmou.

Nenhum comentário: