domingo, 11 de setembro de 2011

FÓRUM VAI DISCUTIR NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA O BRASIL

A criação de um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil, a exemplo do que ocorreu nos anos 30 diante da grande depressão mundial, é um dos principais objetivos do Fórum Nacional Especial que o Instituto Nacional de Altos Estudos (Inae) promove no Rio, de 14 a 16 deste mês.

O encontro será realizado na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pretende apresentar um modelo para o país enfrentar a crise global iniciada em 2007.

O presidente do fórum, o ex-ministro do Planejamento João Paulo dos Reis Velloso, lembrou à Agência Brasil que nos anos 30, enquanto o mundo sofria forte depressão, o Brasil passou de um modelo baseado na agricultura de exportação para um modelo de industrialização. “Com isso, a indústria no Brasil cresceu 10% ao ano, nos anos 30, enquanto os Estados Unidos, quando houve a guerra, em 1939, ainda estavam em depressão”, destacou.

Velloso acredita que o modelo de desenvolvimento proposto pelo Inae “pode ser um novo capítulo na história do Brasil”. Para ele, esse modelo passa, especialmente, pelo aproveitamento de grandes oportunidades “que o país não está sabendo desenvolver”.

Nenhum comentário: