sábado, 3 de setembro de 2011

ABSURDO: ÍNDIOS SÃO PROIBIDOS DE FALAR IDIOMA NATIVO

Três estudantes da etnia caiuá foram proibidos de utilizar o idioma nativo, o guarani, nas dependências de uma escola da rede municipal em Campo Grande (MS). A exigência foi registrada em uma ata que os índios dizem ter sido obrigados a assinar. 

"Disseram: 'aqui na escola o seu idioma é proibido'", afirmou à Folha o índio Laucídio Nelson, 41, que há quase dois anos frequenta uma classe noturna de alfabetização de adultos na Escola Municipal Nerone Maiolino. 

Além dele, assinaram o documento os caiuás Orlando Turíbio, 41, e Maura Amaral, 35. Todos são moradores da aldeia urbana de Água Bonita e colegas de sala. 

O episódio, segundo Laucídio, ocorreu em 24 de agosto. "Foram chamando um por um na diretoria. Quando chegou a minha vez, me mostraram um livro bem grande e disseram: 'aqui tem lei contra isso'. Eu não sabia de nada, então assinei", disse. 

O caiuá contou ter ficado "envergonhado" no momento, mas disse que só soube que "aquilo não podia" quando relatou a situação a uma conhecida não índia.

Para ler mais, http://www1.folha.uol.com.br/poder/969702-indios-sao-proibidos-de-falar-guarani-em-escola-de-ms.shtml 

Nenhum comentário: