terça-feira, 13 de setembro de 2011

REFORMA POLÍTICA: VOTAÇÃO PODERÁ SER EM NOVEMBRO

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), disse, na tarde desta terça-feira, que o projeto de reforma política será votado na Casa até a segunda quinzena de novembro.

O novo cronograma leva em conta que o relatório da comissão especial montada para discutir o assunto será votado até o dia 28 deste mês.

"Haverá 45 dias de prazo para votar no plenário da Câmara. Por isso, vamos costurar os acordos com os líderes para que, na segunda quinzena de novembro, a gente possa votar no plenário da Câmara a reforma política", disse o presidente da Câmara.

A reforma política vai contemplar um total de quatro PECs (Projetos de Emendas Constitucionais) e um novo projeto de lei que trata especificamente do sistema eleitoral, da forma como os eleitores vão votar.

Maia ressalta que as novas regras, mesmo se aprovadas neste ano, não valeriam para as eleições do ano que vem e sim a partir de 2014.

A proposta do relator Henrique Fontana (PT-RS) prevê o financiamento público exclusivo de campanha. Os eleitores também votariam para o partido, que organizaria uma lista com os nomes dos candidatos, e depois no próprio político de sua escolha.

Nenhum comentário: