A proximidade da campanha eleitoral para o plebiscito sobre a divisão do Pará para a criação dos Estados do Tapajós e Carajás suscita a necessidade de se privilegiar um debate mais profícuo sobre o tema. Chega de desinformação! Chega de mentiras! Chega de ufanismo!
Minha posição sobre o tema sempre foi cristalina, mas faço questão de reafirmá-la: sou favorável à criação do Tapajós! Mas longe de mim a pretensão de ter os argumentos certos, únicos, verdadeiros. Como democrata e amante das liberdades, especialmente a de pensamento e expressão, quero contribuir mais e mais com esse debate.
O texto abaixo, dividido em seis partes para facilitar a expressão das ideias e a compreensão, tem esse propósito, tão somente esse.
6 comentários:
Cunhado, quero parabenizá-lo pelo texto em seis partes. Disse tudo de forma simples, com emoção e com razão. tomara que aqueles que leiam suas palavras, principalmente os contrários à criação de novos estados na Amazônia, consigam refletir por alguns minutos.
Eu que fiz o caminho inverso, saindo de Belém para Santarém, vinha me preparando para escrever um texto definitivo sobre o que penso de tudo isso. Agora tenho um norte, a partir do seu texto para também delinear meu pensamento.
E como já disse um jornalista paraense, Belém governa de costas para o interior!
TAPAJÓS, JÁ!
Em nome da população sofrida do oeste, peço ao sr. Piteira que faça parte do movimento pró Tapajós em Belém. O momento é unico e não podemos perder essa oportunidade de conseguir a criação do estado do Tapajós. Vamos fazer parte da história e conseguir libertar e criar o estado do Tapajós para um futuro melhor para as futuras gerações do Tapajós. Não podemos perder essa oportunidade , vamos fazer parte desse movimento que é histórico e vamos tentar convencer o belenense que bom para eles o Novo Pará, menor e mais desenvolvimento.
Nós ajude em Belém nessa luta para o bem das futuras gerações do Tapajós.
Por favor , seja um de nossos colabores em Belém, o sr. possui ótimas idéias e pode nos ajudar com o movimento em Belém.
DEUS ABENÇOE NOSSAS TERRAS, O TAPAJÓS.
Ô, Anônimo, já faço parte do Comitê Pró-Tapajós aqui em Belém.
Criamos o grupo em julho passado. Estamos organizando um debate, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas, para o dia 8 de setembro.
Já estamos nessa luta, camarada! TAPAJÓS, JÁ!!
Cartórios Eleitorais funcionarão em horário especial para que o eleitor regularize seu título.
PRAZO TERMINA DIA 11 DESTE MÊS.
Os cartórios eleitorais funcionarão
no horário de 08 às 15 horas para que o eleitor esteja apto a votar no plebiscito.
Semana que vem última semana será das 8 h. às 18 h., neste final de semana também estarão atendendo até
meio dia.
Os cartórios eleitorais do Pará começam, a partir de hoje, a funcionar em horário diferenciado em função do plebiscito sobre a divisão do Pará.
Até a sexta-feira o atendimento ao eleitor será das 8 às 15 horas.
Três horas a mais que o habitual.
O prazo para alistamento eleitoral e transferência de títulos termina no dia 11 de setembro.
No próximo sábado, 3 de setembro,
o funcionamento dos cartórios e centrais de atendimento ao eleitor será
das 8h às 12h.
No período de 8 a 11 de setembro, última semana de cadastramento, o atendimento ao público será prolongado até as 18 horas.
“O importante é que o eleitor não deixe de votar de forma consciente no plebiscito porque esta é uma consulta muito importante para todo Pará”, afirmou o presidente da Justiça Eleitoral, desembargador Ricardo Nunes.
Ele ressalta que após o prazo, os serviços continuarão sendo prestados pelos cartórios eleitorais no horário normal de atendimento, no entanto o eleitor com pendências junto à Justiça Eleitoral não poderá participar do plebiscito.
Por lei, a inscrição e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos
e facultativos para os analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70.
Aqueles que completarem 16 anos até 11 de dezembro poderão votar
desde que solicitem seu título dentro do prazo previsto pela legislação.
Como obter o título eleitoral
Para obter o título pela primeira vez, a pessoa residente no Pará deve procurar o cartório eleitoral correspondente ao seu bairro,
com o RG ou outro documento que o identifique, comprovante de quitação do serviço militar e comprovante de residência.
Quem mora no interior deve procurar o cartório eleitoral de sua cidade.
Em caso de transferência, o eleitor deve apresentar RG,
comprovante de residência, título eleitoral e ainda um comprovante de que mora no domicílio eleitoral há pelo menos três meses.
O eleitor portador de deficiência física que não está inscrito em uma
Seção Especial deve solicitar transferência para uma delas,
a fim de evitar aborrecimentos no dia da votação.
O plebiscito é uma oportunidade única para definir a história da região do Pará.
O eleitor deve dizer se é a favor da criação do Estado do Tapajós e se é a favor da criação do Estado do Carajás.
Jatene realiza manobras para impedir nossa emancipação.
O governador mais viaja de avião do que governa o estado, ultimamente não sai das regiões a serem emancipadas para iludir a população.
Isso é uma verdadeira manobra do governador Simão Jatene, visitar insistentemente as regiões de Marabá, Santarém, Itaituba e até a divisa com o Mato Grosso em Jacareacanga e Novo Progresso.
Nunca se recebeu tanto a visita do governador por essas bandas.
Tudo por conta do plebiscito que ameaça dividir o estado, mas não se iludam , depois do plebiscito, nunca mas passará por esses municípios do oeste.
É tudo promessa para enganar o povo.
Será que o povo vai se deixar enganar pelas lorotas do governador.
Com certeza tem manobra dos contra nessa história.
Dia da Independência: Participe da marcha do Estado do Tapajós
No próximo dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, o Instituto Cidadão Pró-Estado do Tapajós (ICPET), vai realizar a Marcha do Tapajós, logo após o desfile militar. A concentração será na avenida Tapajós, em frente à igreja da Matriz.
O ICPET convida a população a participar do evento em prol do Novo Estado. Participe, vista sua camiseta do Estado Tapajós ou leve sua bandeira, convide seus amigos, parentes, todos que apóiam a causa.
Postar um comentário