segunda-feira, 13 de junho de 2011

CARAJÁS E TAPAJÓS: TSE PREPARA PLEBISCITO PARA DEZEMBRO

Mais de três milhões de paraenses serão consultados sobre a criação de Carajás e Tapajós

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prepara para a primeira quinzena de dezembro o plebiscito que vai definir se o estado do Pará será dividido para a criação de Tapajós e Carajás, informou o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski.

No mês passado, a Câmara aprovou decretos legislativos que deram prazo de até seis meses para a realização da consulta aos mais de 3 milhões de eleitores paraenses.
Um grupo de trabalho ficará responsável pelos preparativos para consulta, como orçamento, campanhas publicitárias e questões de logística. Segundo Lewandowski, a Justiça Eleitoral tem orçamento para pagar o custo do plebiscito, estimado em cerca de R$ 5 milhões, mas ele não descarta a possibilidade de necessitar um reforço financeiro.

“A Justiça Eleitoral é uma máquina azeitada. Quando demandamos os mais de 3 mil juízes eleitorais e 25 mil servidores, ela responde prontamente. O ideal seria coincidir com as eleições municipais. Mas o Congresso nos impôs o ônus de fazer o plebiscito saindo de eleições gerais e preparando as municipais. Talvez seja preciso um aporte adicional [de recursos]”, afirmou Lewandowski.

O novo estado de Tapajós ocuparia 58% do atual território do Pará, na região oeste, e Carajás ficaria com 25% , no sudeste paraense. Caso sejam criados, Tapajós terá 27 municípios, com 1,7 milhões de habitantes, e Carajás contará com 39 municípios com 1,4 milhões de pessoas.
Um dos desafios para o plebiscito, que deverá ser feito num domingo, é a logística, em razão do isolamento de algumas localidades do Pará. Para solucionar a dificuldade de acesso, a Justiça Eleitoral contará com apoio das Forças Armadas.
“Será um esquema de guerra porque estaremos no meio da selva, mas vamos cumprir a determinação do Congresso dentro do prazo”, disse Lewandowski.


PS: Que venha o plebiscito! Que venham o Tapajós e o Carajás!

6 comentários:

Anônimo disse...

SOU BRASILEIRO E QUERO DENUNCIAR ISSO !!!!!

O Pará dos sonhos da elite de Belém

com muita propriedade, o Pará dos sonhos da elite da capital do Estado, que vai lutar até o sangue "dar no meio da canela", como diz o caboclo, para tentar impedir a criação dos Estados de Carajás e Tapajós.

São inimigos figadais de qualquer discussão sensata sobre a questão. São contra a divisão simplesmente por ser contra, e não querem nem saber de ouvir qualquer argumentação de quem mora no sul, sudeste e oeste do Pará. Querem manter, a qualquer custo, as benesses da concentração dos investimentos públicos no entorno da capital, e estão "se lixando" para o abandono em que vivem milhares de pessoas fora de Belém.

Algumas figuras já se destacam da boiada, entre tantas que compõem essa elite que nunca pisou um palmo fora da Região Metropolitana de Belém (RMB). Somente algumas: Zenaldo Coutinho (deputado federal do PSDB licenciado e atual chefe da Casa Civil do governo de Simão Jatene), Celso Sabino (deputado estadual do PR), Joaquim Passarinho (secretário de Estado de Obras Públicas) e toda a tropa da Associação Comercial do Pará (ACP) e da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa).

Chama a atenção de todos, o grande número de auxiliares diretos do governador Simão Jatene, que, pelos cargos que exercem (com a obrigação legal de governar todo o Pará e para todos os paraenses), deveriam estar dispostos a pelo menos ouvir as populações do sul-sudeste e oeste do Pará. Afinal, o governador precisa ser o grande juiz dessa causa, arbitrando com sabedoria e imparcialidade, até pela ruma de votos que o sul-sudeste e oeste paraenses depositaram nas urnas, em 2010, viabilizando a volta dele ao governo.

Outro fato que intriga é a presença do deputado federal Arnaldo Jordy (PPS) em atos contrários aos interesses de Carajás e Tapajós. Outro dia mesmo, me conta um amigo, Jordy falava aqui na região e defendia o direito dos sul-paraenses de decidir o seu destino. Uma semana depois, com olhos grandes na direção da Prefeitura de Belém (à qual ele é pré-candidato), Arnaldo Jordy apareceu nas capas dos jornais da capital, misturado aos inimigos da divisão territorial do Pará. Assim é fácil: uma vela para Deus e outra para o diabo.

Sempre é bom lembrar que, depois das eleições municipais, vem nova eleição para a Câmara Federal. E os votos do sul-sudeste e oeste vão, de novo, valer muito para quem pretende continuar na carreira política.

Anônimo disse...

O QUE VAI OCORRER É UMA EMANCIPAÇÃO E NÃO UMA SEPARAÇÃO..

O ser humano é muito egoísta, Pará, Tapajós e Carajás nunca vão se separar por questões geográficas. O que essa população que vive em situação miserável só deseja é se emancipar e construir um bem estar melhor, mais conforto, melhorias, infra estrutura, enfim um padrão de vida melhor. Todos irão crescer, o futuro Pará terá um PIB maior que os outros dois juntos. Não dá para ter uma região metropolitana de Belém desenvolvida e uma imensidão de território vivendo na miséria. Isso é egoísmo e ganância em detrimento do seu vizinho.
Viva o futuro Estado do Pará, Tapajós e Carajás em prol de um Brasil melhor. Todos tem o direito de melhores condições de vida e a emancipação vai beneficiar a todos. Foi melhor para Goias e Mato Grosso e será melhor para desenvolver o Pará. Eu, friamente quero um país melhor e o melhor para essa região, é a emancipação dessa região. Por isso digo SIM. TAPAJÓS E CARAJÁS DEVEM SE EMANCIPAR, para acabar com o desmando e abandono dessa região. O povo já está cansado de sofrer, falta tudo nessa região, professores, médicos, falta a presença do poder público. Triste região, "Terra de Ninguém" e velho oeste brasileiro.

Anônimo disse...

Concordo que haverá uma emancipação, ou divisão geopolítica, separação,(separatista) não! pois não vamos e nem queremos criar estados beligerantes e sim harmônicos. Mas o Pará, será o maior beneficiário desse processo, pois assim poderá oferecer melhor condição de vida para os seus remanescentes, atacando o que nunca puderam fazer. Melhorar a qualidade da saúde, educação, transporte, taí a alça viária, sempre questionada. Melhorar o número de empregos, pois ficará com o maior PIB da região, em espaço suficiente para se desenvolver com seu povo. O Pará não perde nada, pelo contrário sai ganhando na história da emancipação territorial.

Anônimo disse...

SOU AMAZÔNIDA E QUERO DIZER ISSO!

O anônimo das 12:43 me fez lembrar que, no ano passado, foi lançada a obra intitulada “Memória de Santarém”, onde um dos seus filhos mais ilutres publicou pela primeira vez o teor do telegrama despachado de Belém para Santarém na noite do dia 20 de setembro de 1968:

“1- Desejo saber se o Sr. Elias Pinto faleceu no incidente.
2- Se o ferimento do brigadeiro Veloso é grave. Caso seja, que o mesmo seja imediatamente preso e lavrado flagrante.
3- Saber onde se encontra o sr. Elias Pinto. Que seja também preso imediatamente e lavrado flagrante. Pergunto outrossim porque esta providência ainda não foi tomada.
4- É importante que seja lavrado o flagrante e que sejam presos o Sr. Elias Pinto e Haroldo Veloso para que possam os mesmos ser enquadrados na Lei de segurança Nacional”.

É que os cidadãos santarenos haviam cometido o crime de eleger democraticamente o candidato da oposição pelo MDB, Elias Pinto, em 1966, derrotando fragorosamente o candidato da ARENA apoiado pelos maiorais da metrópole.

Já o “incidente” a que se refere o telegrama foi o banho de sanque ocorrido em 20 de setembro de 1968, quando tropas da PM mandadas de Belém mataram três pessoas e feriram cinco, para impedir que o prefeito eleito Elias Pinto, munido de ordem judicial, voltasse ao cargo depois de ter sido afastado pela Câmara com base na “mais grotesca farsa”, conforme escreveu o historiador João Santos.

Não creio, portanto, que a “elite da capital do Estado” irá se opor à autonomia das regiões Oeste e Sul-Sudeste “até o sangue dar no meio da canela”, mesmo que esta seja apenas uma frase de efeito.

Os tempos são outros, sabemos. Penso, porém, que o método privilegiado será mesmo a tradicional compra de votos. Mas se eles forem mais inteligentes, para não perder (todos) os dedos cederão os anéis, buscando uma aliança com os paraense do Oeste para salvar Carajás.

seupedro2@yahoo.com.br

Blog do Piteira disse...

COMPLEMENTO

Pedro Paulo, autor do comentário acima (seupedro2@yahoo.com.br), com o intuito de melhor expressar a parte final do seu texto, enviou, por e-mail, o seguinte complemento:

"Se a “elite da capital” fosse mais inteligente e menos arrogante,

buscaria uma aliança com os paraenses do Oeste a fim de garantir Carajás,

a província mineral, cedendo assim os anéis para não perder (todos) os dedos.


Pedro"

DaniBoy disse...

... Por que ainda tem pessoas que são contra a criação do Estado do Tapajós? Ao meu ver só tem as seguintes opções: 1) Falta de conhecimento; 2) Interesse próprio, 3)Maldade pura. A Maioria das riquezas minerais extraídas no Estado do Pará vem do Oeste, o...nde Oriximiná, Juruti, Terra Santa e agora Monte alegre e Alenquer, sem falar da industria de celulose de Almeirim. Pois bem, o fruto dessas riquezas vão, em sua grande maioria, beneficiar outras regiões como a capital do estado, barcarena, abaetetuba, com a construção da Alça Viária por exemplo. Esse é apenas um exemplo da empregabilidade dos recursos públicos arrecadados pelo estado do Pará. E aqui na Nossa Região? Estradas de terra abandonadas, lamacentas e esburacadas, famílias pobres vivendo muitas vezes catando lixo. Nossa região é muito distante da capital. Para a maioria das pessoas, ir para Belém, atrás de um atendimento do SUS, já um sofrimento muito grande. Agora imaginem ir em um barco, lotado, sujo, sendo maltratado, durante toda a viajem que dura de 2 a 3 dias. De Monte Alegre e Oriximiná, para Santarém, por exemplo, são 8 horas de barco, enquanto de capanema para Belém, são 2h, e de Castanhal são 45minutos. Não dá gente! Quando digo "Maldade pura", estou falando que quem é contra a Criação deste estado, e sabe dessa realidade, está sendo conivente com toda essa situação. "AH, MAS EU NASCI NO PARÁ E QUERO CONTINUAR SENDO PARAENSE!". Vc vai continuar sendo paraense, como eu. mas não é justo nós termos acesso à boas escolas, saúde, universidades e a grande maioria do povo dessa região não ter. isso é desumano e cruel. Durante a campanha para o Governo do Estado eu presenciei a "ESTúPIDA" campanha do do Zenaldo Coutinho que discaradamente se manifestava contra a criação do novo Estado, mas veio no "RABO" do Governador Jatene pedir voto aqui pro nosso povo com a cara mais lavada do mundo. Qual a minha avaliação desse sujeito? Um cara Oportinista, Brincalhão com a vida das pobres famílias daqui e que não tem escrúpulos e passaria por cima de todos e de tudo pra conseguir uns votinhos e se manter no poder. esse aí está despachado para mim. Mas eu tenho instrução! E o resto do meu povo? Políticos como esse cara, querem brecar a criação do novo estado pois perderiam uma grande parte da massa de pessoas que podem facilmente ser manipuladas, pela falta de instrução ou por depender de um salário miserável de uma prefeitura que os obriga a votar em pessoas como esta, uma vez qua as prefeituras, para sobreviver, dependem de emendas parlamentares e portanto dependem desse tipo de gente oportunista. Com a Criação do Nosso Estado do Tapajós, teremos uma chance maior de melhorar a saúde, a educação, a infra-estrutura das cidades, o escoamento da produção agrícola e pecuária, e com isso começãr a construção de um Futuro melhor para o meu povo. Sou Fisioterapeuta, formado pela UEPA, nasci em Santarém, fui o primeiro Fisioterapeuta das Cidades de Oriximiná (minha cidade do coração, onde minha família paterna vive) e Óbidos, trabalhei em Juruti e Santarém e hoje resido e Monte Alegre, porém conheço a realidade de quase todas as cidades dessa região rica e de povo pobre, que clama por uma chance de ser forte. Terra de um povo trabalhador e corajoso, uma mistura de todas as regiões do Brasil. Terra linda, com um potencial turístico inigualável, com praias lindíssimas e magníficas cachoeiras. Você que se deixa emprenhar pelos ouvidos, não se precipite, venha conhecer nossa região e se encante pelas belezas naturais daqui e principalmente pela história de vida e luta do nosso povo que é pobre, mas de brio, corajoso, humilde e amigo. Muito Obrigado!