quinta-feira, 16 de junho de 2011

ANEEL: NOVAS LINHAS DE TRANSMISSÃO NO PARÁ

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) assinou, hoje, seis contratos com empresas para a construção de linhas de transmissão nos estados do Pará, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os lotes foram leiloados em dezembro do ano passado e somam mais de 500 quilômetros de linhas de transmissão, além de nove subestações.

A entrada em operação das linhas de transmissão e subestações varia de 18 a 24 meses após a assinatura do contrato. Entre os investidores estão empresas brasileiras, espanholas, chinesas e portuguesas. As obras vão gerar cerca de 4 mil empregos diretos e demandar investimentos de R$ 785,8 milhões.

Segundo o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, o sistema de leilões para as linhas de transmissão colabora para baratear o preço da energia do país. O deságio médio do leilão realizado no ano passado foi de 43,6% em relação ao preço máximo estabelecido.

Hübner lamentou que esteja havendo, no entanto, demora no processo de licenciamento ambiental para as linhas de transmissão, o que, segundo ele, tem dificultado novos empreendimentos. O diretor sugeriu que seja estudada a possibilidade de, para alguns empreendimentos que possam ter mais dificuldades na área ambiental, a licença prévia seja concedida antes da licitação, como já acontece para projetos de geração de energia.

No Pará, a nova inha de transmissão terá 108 quilômetros, que vai beneficiar os municípios de Marabá, São João do Araguaia, Nova Ipixuna, Curionópolis e Parauapebas. A empresa vencedora foi a Abengoa Concessões Brasil Holding S/A. A estimativa é que as obras gerem 300 novos empregos.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

Nenhum comentário: