terça-feira, 28 de junho de 2011

JOSEFINA QUER PRODUÇÃO DE ALEVINOS EM MONTE ALEGRE

Um centro de produção de alevinos, no município de Monte Alegre, na Calha Norte, voltado ao "incremento da piscicultura entre os produtores daquela região". Isso foi o que solicitou a deputada Josefina Carmo (PMDB) ao governador Simão Jatene e ao secretário de Aquicultura e Pesca do Pará, Asdrúbal Bentes, através de moção apresentada à Assembleia Legislativa (Alepa), na semana passada.

Ao justificar seu pedido, Josefina afirmou que "a piscicultura vem se assumindo como uma atividade que mais cresce e que ganha relevante potencial sócio-econômico no setor primário local e regional". 

Segundo ela, a crescente importância da piscicultura na região "está associada à legislação ambiental atual, que restringe as demais atividades produtivas, mas também pelas condições hidrográficas propícias para a exploração das diferentes modalidades de criação de peixes em cativeiro".

Apesar disso, lembrou Josefina, o desenvolvimento da atividade tem encontrado vários entraves, "mas todos plenamente superáveis". Ela citou como exemplos a capacitação dos produtores locais que está sendo feita pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Outra dificuldade é a pouca disponibilidade de alevinos para atender às demandas de Monte Alegre e outros municípios da Calha Norte, razão principal da solicitação da Deputada.

"Em suma, há a necessidade inadiável de implantação de uma unidade de produção de alevinos na região da Calha Norte, uma iniciativa indispensável e essencial ao incremento da piscicultura naquela região, em parceria com os Municípios locais", concluiu a deputada.

Fonte: www.josefinacarmo.blogspot.com

Nenhum comentário: