quarta-feira, 22 de junho de 2011

O NORTE TEM O MENOR NÚMERO DE APARELHOS DE MAMOGRAFIA


O Norte é a região com o menor número de mamógrafos do Brasil, e também onde se registrou o maior percentual de aparelhos sem uso. Dos 86 mamógrafos existentes, 20 estão parados (23,3%), sendo 14 por causa de defeitos. Os dados são de uma auditoria inédita realizada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o levantamento, cerca de 15% dos mamógrafos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão sem uso. Dos equipamentos em funcionamento, 44% ficam em unidades de saúde dos estados da Região Sudeste.

No total, o SUS conta com 1.514 equipamentos de mamografia. Desses, 223 estão parados, 111 têm baixa produtividade, 85 apresentam defeitos e 27 estão em embalagens.

O governo federal constatou que os equipamentos não são usados ou têm baixa produtividade por falta de assistência técnica e de pessoal qualificado para operá-los. “Em alguns locais, o mamógrafo só é operado pela manhã e fica ocioso depois”, disse o diretor do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), Adalberto Fulgêncio, que coordenou a auditoria, feita durante dois meses.

A vistoria identificou que o Acre dispõe de três aparelhos, mas somente um é usado. Os outros dois ainda estão na caixa, a maior proporção de equipamentos sem uso em todo o país, o equivalente a 66,7% .

A Região Sudeste tem 669 dos mamógrafos disponíveis no SUS, sendo que o estado de São Paulo é responsável por 335 (309 em funcionamento). Em Minas Gerais, dos 211 aparelhos, 36 estão inoperantes – o maior número absoluto de equipamentos fora de operação em todo o país.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto Tapajós e Carajás não se emanciparem, vão continuar ocorrendo mortes, violência e desmando no Pará. Não há como governar uma região abandonada pelo poder público. O Pará é imenso por isso é preciso emancipar para que todos se desenvolvam, inclusive será melhor para a região de Belém e Marajó.

DaniBoy disse...

Isso só mostra o despreparo dos nossos políticos atuais. Independente de partido, quem assume uma psta tão importante quanto a da Saúde, tem que ter conhecimento aprofundado de saúde pública, pois saúde não é briquedo não. Eu defendo que cargos como os das secretarias municipais e estaduais, possam continuar sim sendo nomeados pelos chefes de governo, porém tem que ter currículo mínimo, como por exemplo, MESTRADO na área a fim e curso de Gestão de Orgãos públicos e/ou gestão de Sistemas de saúde, por exemplo. É tanta besteira que esse pessoal faz que chego a dar risadas com tanta burrice e descaso. O cidadão de bem tem que ter requisito mínimo para assumir qualquer cargo público. então por que os políticos também não tem que ter? evitaria tanta idiotice que eles cometem. Aqui em monte alegre nós tivemos que aguentar por varos meses um secretario de saúde incompetente ao extremo. ele é advogado, assumiu a pasta da saúde e desconhecia totalmente a legislação do sus, e o pior é que não fazia a mínima questão de se informar. Um absurdo... Uma vez a deputada Josefina Carmo me disse uma coisa que é a mais pura verdade: "Tem muita gente que não quem ajudar o govenabilidade, quer aparecer". E digo mais... estão aí somente pra posar em fotos...
Quantas vidas podem ser salvas com uma Mamografia? Qunto o município economizaria com o diagnóstico precoce de certas doenças, como o cancer de mama? Absurdo esse descaso.