segunda-feira, 20 de junho de 2011

ALMEIRIM: CACIQUES APALAÍ PREPARAM ELEIÇÃO SUPLEMENTAR

A confirmação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na semana passada, de realização de eleições suplementares em Almeirim volta a deixar o clima político local em efervescência e seus líderes, em frenesi. Pouco mais de uma semana depois do anúncio, pelo menos dez nomes já são apresentados como prováveis candidatos. Terra dos índios apalaí, Almeirim continua com muitos caciques.

Nada de mais, nenhuma novidade, tudo típico de clima pré-eleitoral. No frigir dos ovos, três ou quatro nomes vão restar em condições de disputa.

Certo, mesmo, apenas o fato de que os ex-prefeitos Aracy Bentes, o popular "Arara", e Gandor Hage não serão candidatos - não que não desejem, claro, mas porque estão impedidos, inelegíveis. Certas, também, são as incertezas nos partidos ou coligações, sem trocadilho.

No PT, que detém, por enquanto, o comando atual do município, dois nomes vão disputar a cabeça: José Botelho, atual prefeito, e Ivanildo Sarraf, o vice, que quer inverter as posições na nova chapa eleitoral. Ivanildo é ligado à Democracia Socialista (DS), comandada pela ex-governadora, agora sem poder. Botelho tem ligações não-históricas e frágeis com o grupo de Paulo Rocha. Se não conseguirem evitar a disputa figadal, o sangue dará no meio da canela. As relações sempre foram além de conflituosas. Ivanildo quer prévias no partido.

Pelo lado do PMDB, a decisão passará necessariamente pelo vereador Antônio Jambo, o “Toca”, ex-presidente da Câmara Municipal, e por Lúcia Bezerra, empresária em Monte Dourado, distrito que concentra a maioria dos votos municipais. O ex-prefeito Aracy Bentes continua no PMDB, mas já negociou com o PSDB uma vaga no ninho tucano. Mas, dependendo das negociações em curso, Arara não pretende ficar fora da discussão no PMDB. Inelegível, ele guarda na manga a possibilidade de indicar uma filha ou uma irmã como candidata. Os deputados Antonio Rocha e Josefina Carmo, ambos do PMDB, também mexerão pedras nesse tabuleiro.

Já no PSDB, o mingau está grosso, ainda que o cenário não lhe seja ruim. Isso porque, com a anulação da eleição anterior, o que deverá acontecer nos próximos dias pelo TRE/PA, a atual presidente da Câmara Municipal, vereadora Fátima Vilela (PSDB), deverá assumir o comando do Executivo local, guindando Francisco Lisboa (PPS) à presidência do Legislativo. Como os dois partidos são aliados no governo do Estado – o atual vice Helenilson Pontes é do PPS -, e com a ida de Aracy Bentes para o poleiro dos tucanos, esse seria o quadro ideal para ser mantido até as eleições do próximo ano. Aracy diz que, em 2012, já estaria liberado para ser candidato, e ele quer. Por outro lado, o também ex-prefeito Gandor Hage garante que vai indicar nome para disputar a vaga do PSDB às eleições suplementares, provavelmente o comunicador Robertão. O deputado Sidney Rosa, atual secretário estadual de Projetos Estratégicos, garante que também está na disputa interna. Ele trabalha com a possibilidade de dois nomes: um filho seu ou Augusto Praxedes, diretor da Fundação Orsa, em Monte Dourado. O ninho está expulsando pelo ladrão!

Finalmente, não havendo o perfeito entendimento entre os tucanos e o PPS, o candidato deste será, inevitavelmente, o vereador Francisco Lisboa, virtual presidente da Câmara. Neste caso, para onde iria o apoio de Aracy? Promessas já existem, mas pouco exequíveis.

Pra encerrar, ainda há Luizinho Fonseca, pelo DEM, que saiu do PMDB e garante ter apoio do deputado Haroldo Martins.

E o que fariam PSB, PP, PDT, PMN e PSL? Nanicos locais, vão buscar agregação. Não lhes restam alternativas mais alvissareiras.

A política de Almeirim, terra natal dos apalaí, continua com caciques demais, desproporcional aos seus índios.

3 comentários:

Anônimo disse...

Piteira tu não sabe nada de Almeirim.
O prefeito é o Botelho eleição só 2012.

Anônimo disse...

Piteira, não viaja na maionése com essas noticias de eleição suplementar em Almeirim. Sabe quando isso vai acontecer ..... nunca, repito nunca. Sabe porque? porque enquanto houver recursos isso vai se prorrogar. E se tiver que ter que seja logo pois a vontade do povo é dar uma porrada em toda essa corja que quer vir ser candidato. O Botelho está em alta porque está trabalhando e é honesto. Diferente dos que já passaram ou os que querem vir. No PT de Almeirim já está definido é BOTELHO se tiver suplementar ou BOTELHO em 2012, o Ivanildo já era está morto só falta enterrar.
Voce precisar vir a Almeirim e ver como está e ai sim fazer essas avaliações de prováveis candidatos.

Blog do Piteira disse...

O blog recebeu dois comentários sobre esta postagem que serão guardadas para outra ocasião. E são comentários de anônimos, de pessoas que se julgam conhecedores profundos, únicos, exclusivos, sobre a realidade política de Almeirim, mas que se escondem na penumbra do anonimato.

Ambos garantem, de pés juntos e mãos postas, num misto de arrogância e súplica, reflexo das próprias conveniências, claro,que não haverá eleição suplementar em Almeirim.

Eu não tenho bola de cristal, não sou vidente e renunciei, há mais de 30 anos, a qualquer pretensão de contatos sobrenaturais e destes tirar proveito.

No texto publicado, restrinjo-me a um fato: a decisão do TSE por eleição suplementar em Almeirm. E cito os prováveis candidatos e articulações em curso. Só! Apenas isso!

Que fale a Justiça Eleitoral e decida-se finalmente sobre o imbróglio gerado pela anulação dos votos dados aos candidatos Aracy entes e Gandor Hage na eleição de 2008! Ou seja calada para sempre, sabe-se lá por que meios, como pretendem os dois missivistas anônimos.