Uma nova lei aprovada no Rio de Janeiro, na semana passada, vai possibilitar o aumento do cadastro de doadores de medula óssea no Estado. A lei, de autoria do deputado Wagner Montes (PDT), autoriza o governo a implantar, no ato da doação de sangue na rede estadual, a realização do teste de tipagem HLA, com o envio dos dados para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).
De acordo com a nova norma, a realização do teste e o envio de informações ao Redome dependerão de um termo de consentimento para cadastro, assinado pelo doador. Será informado ao doador, ainda, que sua inclusão no Redome não implicará em obrigatoriedade de doação, que será consentida por ele somente quando houver paciente compatível.
Segundo Wagner Montes, o transplante de medula óssea é a única esperança de cura para pessoas com leucemia e outras doenças sanguíneas. "Como a compatibilidade genética é estatisticamente rara, é necessário um banco de doadores muito grande", justifica o deputado.
Fonte: Agência Estado
PS: No Pará, uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pela governadora Ana Júlia Carepa, em 2009, criou o Dia Estadual do Doador de Medula Óssea, que deveria ser celebrado no dia 6 de dezembro, também com o objetivo de incentivar a doação de medula óssea. Mas nada aconteceu depois de sua criação, pois a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) nada fez para cumprir o que ela determina.
A iniciativa da lei foi a deputada Josefina Carmo (PMDB).
Um comentário:
Os transplantes de medula óssea cresceram 57,51% nos últimos sete anos. Seja um doador voluntário e faça esse número aumentar. Saiba como ser um doador de medula. É simples, rápido e não dói.
Siga-nos no Twitter: WWW.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou HTTP://www.formspring.me/minsaude
Postar um comentário