terça-feira, 4 de janeiro de 2011

NO ITERPA, NINGUÉM COMPARECEU PARA DAR POSSE A LAMARÃO

Alguns secretários e diretores de órgãos estaduais do Pará não repetiram o ato republicano da governadora Ana Júlia de entregar o cargo aos seus sucessores. Foi o que aconteceu, por exemplo, no Instituto de Terras do Pará (Iterpa), onde o ex-presidente Heder Benatti não compareceu, na manhã de ontem, para transmitir oficialmente o cargo ao procurador do Estado Carlos Lamarão, nomeado novo presidente do órgão.

Até às 15h não apareceu ninguém no gabinete do presidente para empossá-lo. O clima era constrangedor e Lamarão, por vários momentos, parecia

A expressão “Esperando Godot” (personagem da peça “Esperando Godot”, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett) era bastante utilizada em tempos passados para indicar algo impossível, ou uma espera infrutífera. O enredo baseia-se na falta de comunicação entre os personagens e na pausa do silêncio da espera de algo que não se resolve.


Cansado de esperar o que não iria ocorrer, como na peça de Beckett, o próprio presidente redigiu o termo de transmissão do cargo. “Designado que fui pelo governador Simão Jatene para assumir a presidência do Iterpa, compareci às 11:30, deparando-me com uma situação de acefalia, já que nem o sr. presidente anterior, nem qualquer outra pessoa por ele indicada, ou por algum de seus diretores, se apresentou para fazer a transmissão de cargo”, escreveu Lamarão no documento.


Como testemunhas, assinaram o termo nove antigos servidores do Iterpa, que receberam o presidente de maneira efusiva, ainda na calçada do prédio, saudando seu retorno ao órgão onde atuou como advogado, presidente e procurador do setor jurídico por mais de 30 anos. Os servidores subiram com ele até o gabinete da presidência.

Fonte: http://www.diariodopara.com.br/

PS: Um ato antirepublicano, antidemocrático e, no mínimo, deselegante. Ainda que fosse vaiado, como foi Ana Júlia, dia 1º, na transmissão do cargo a Simão Jatene - um ato condenável de intolerância política e desnecessário em meio a um ritual festivo e democrático - Heder Benatti tinha a obrigação de comparecer e entregar o cargo ao seu sucessor.

Benatti, um advogado reconhecidamente competente e que teve bom desempenho como presidente do Iterpa, escorregou feio no jogo político.

Uma pena! 

Nenhum comentário: