sexta-feira, 4 de junho de 2010

NOVA ELEIÇÃO, NOVA DIRETORIA, NOVO OBJETIVO ELEITORAL

Na manhã de hoje, em Monte Alegre, foi quase impossível conseguir um mototaxi. Pelo menos dois terços deles estavam envolvidos na eleição da nova diretoria da associação local que os congrega. As urnas foram montadas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Monte Alegre, no centro da cidade.

Cena típica de ano eleitoral, tudo foi organizado pela "companherada" ligada à tendência petista Unidade na Luta, representada na região pelo clã dos Martins. Uma trupe de advogados veio de Santarém para dar a necessária aura de legalidade ao ato.

Também como cena típica de ano eleitoral, mas repetindo uma prática mais comum a outro clã político da região (os Hage), dois bois foram abatidos para o churrascão da vitória, regado, claro, a muita "gelada" fornecida pelos candidatos patrocinadores.

E o Ministério Público dormindo em berço explêndido.

PS: E quem é o novo presidente da tal associação? E isso interessa? Claro que não! O que de fato importa é que ele e a entidade estarão a serviço dos candidatos que tudo patrocinaram.

2 comentários:

Anônimo disse...

E por que o outro clã não se envolveu ? Em política vc sabe que só não vale perder.

Blog do Piteira disse...

Anônimo,

não sei te dizer por que o outro clã não se envolveu, mas o certo é que esse princípio do "vale tudo" na política - "só não vale perder" - é que perverte os princípios da ética na política, tornando, por exemplo, entidades da sociedade civil meros apêndices de partidos ou grupos.

Justamente no momento em que a sociedade se mobiliza e pressiona pela ética na política, impedindo, por exemplo, os "fichas sujas" de se candidatar, é desse vale tudo que precisamos?

Acho que não. Ou melhor, estou convencido.