quarta-feira, 9 de junho de 2010

VOTO OBRIGATÓRIO: O COMEÇO DO FIM?

Parece que caminhamos para o fim do voto obrigatório.

É o que se deduz de um projeto de lei de autoria do senador Marco Maciel (DEM/PE), que prevê o fim de sete punições e restrições previstas no atual Código Eleitoral (Lei 4.737/65) para quem não votar nem justificar o ato. O projeto foi aprovado, hoje, em decisão terminativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

O projeto mantém apenas a multa de 5% a 20% do salário-mínimo. No entanto, o eleitor pode ficar livre, por exemplo, da proibição de se inscrever em concurso ou tomar posse em cargo público.

O eleitor que não tiver votado nem se justificado também poderá obter passaporte ou carteira de identidade, receber remuneração de órgãos e entidades estatais, participar de licitação pública, obter empréstimo de entidades financeiras estatais, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Tudo isso é proibido, hoje, pelo Código Eleitoral em vigor.

O voto obrigatório está perto do fim!

Para ler mais, www.valoronline.com.br/?online/politica/

Nenhum comentário: