sábado, 19 de junho de 2010

ANA JÚLIA NÃO FOI ENTREGAR MÁQUINAS EM MONTE ALEGRE

Frustração geral em Monte Alegre, no Oeste do Pará, hoje. A governadora Ana Júlia não foi fazer a entrega das tão propaladas máquinas, conforme prometido. Ela não foi e mandou o vice Odair Corrêa representá-la. A lamentação, lá, foi geral, pois uma "recepção" a ela estava pronta.

Na verdade, ela não tinha como chegar lá, e a razão para isso já seria suficientemente constrangedor: o aeroporto municipal, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Transporte (Setran), está interditado, desde o início de maio, por ordem da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Pra fazer a entrega das máquinas em nome do governo, Odair chegou à cidade em uma lancha, vindo de Santarém. E a equipe do governo ainda o obrigou a uma cena constrangedora: inauguração de uma placa, com letras microscópicas, na entrada da cidade, de obras do programa Luz para Todos, do governo federal, que nunca existiram.

Em Marituba, na região metropolitana de Belém, no dia 15 passado, em cerimônia de entregas das tais máquinas, a governadora foi efusiva e longamente vaiada. Em Cametá, o prefeito local recusou as máquinas. Afirmou que o município não precisava de "esmolas".

O que deveria ser uma estratégia bem sucedida de cooptação de prefeito e de captação ilegal de votos, próprio de períodos eleitorais, está virando um estorvo pra o póprio governo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ha querido, falei com ela pelo TT, e ela disse que esta trabalhando ^^firme^^ , para colocar o aeroporto em funcionamento... e ainda disse ser de responsabilidade do Municipio...
é isso ai...
Salvo me engano o dep. Jr. Hage, também impetrou um oficio para ela e na secretaria de transporte...
vamos ver se com os oficios da Dep. Josefina. e o Dep. Fed. Wladimir que também me comfirmou por e-mail estar trabalhando para que o aeroporto volte a funcionar pela proxima semana já estaremos com uma posicao favoravel. ao nosso querido municipio.

Blog do Piteira disse...

Olá, anônimo(a):

É bom saber que outros parlamentares estejam empenhados na solução do problema com o aeroporto de Monte Alegre. Bom, mesmo!

Melhor seria se tamanho esforço não estivesse sendo gasto. Afinal, bastaria que a Setran, de agora e de governos anteriores, cumprisse com os compromissos dela.

Ao contrário do que ela afirma, o aeroporto local continua sob inteira responsabilidade do governo o Estado. Através do Ofício Nº 803/2001-GAB, assinado pelo então titular da Setran, engenheiro Pedro Abílio Torres do Carmo, aquela secretaria estadual realmente entregou à municipalidade, a partir de 21 de maio daquele ano, a administração do aeródromo, mas "provisoriamente", "enquanto sejam cumpridas por este Estado, as formalidades legais junto ao Departamento de Aviação Civil e esssa Prefeitura Municipal".

Acontece, anônimo(a), que essas tais "formalidades legais" nunca aconteceram, o que tornou sem efeito a tal transferêcia. Assim, o aeroporto de Monte Alegre continua de inteira responsabilidade do governo do Estado.

Ainda que pareça banalidade encontrar os responsáveis pela interdição daquela unidade aeroportuária e suas consequências trágicas para a população local, registro esse fato para que não se arranje, no bojo da campanha eleitoral vindoura, bode expiatório para essa demonstração pública de incompetência administrativa e desrespeito à população.

E que os esforços coletivos logo resultem no desinterdito daquele aeroporto.

Morei alguns anos em Monte Alegre, gosto daquela terra e de sua gente. Aquele povo não merece os transtornos que está vivendo por conta dessa irresponsabildiade do governo estadual.

José Maria Piteira