sábado, 3 de setembro de 2011

JORNALISTAS VÃO DEBATER A DIVISÃO DO PARÁ, NA PRÓXIMA QUINTA


Confirmado: será na próxima quinta-feira, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), às 19h, o debate promovido pelo Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor/PA) sobre a emancipação das regiões Oeste e Sul/Sudeste do Pará e a criação dos Estados do Tapajós e Carajás.

Diferente de outros eventos sobre o tema já realizados, o debate organizado pelo Sinjor/PA vai privilegiar a opinião de cientistas e estudiosos sobre o tema. Parlamentares favoráveis e contrários à criação dos novos estados serão convidados ao evento, mas as argumentações ficarão por conta de estudiosos.

Entre os expositores, já estão confirmados o jornalista e professor da Universidade da Federal do Pará (UFPa) Manuel Dutra, que vai argumentar as razões para a criação do Estado do Tapajós; o também professor universitário Célio Costa, defensor da criação de Carajás, e o advogado Robério d'Oliveira, que vai falar sobre os passos seguintes ao plebiscito, no caso de aprovação de um ou dos dois novos estados. Para defender a manutenção do Pará, foi convidado o cientista político e professor da UFPa Edir Veiga.

Segundo Sheila Faro, presidente do Sinjor/PA, o público cativo para o evento serão os profissionais da imprensa paraense e estudantes de cursos de jornalismo, mas que o evento será aberto para qualquer pessoa.

O Sinjor/PA pretende repetir o evento nas cidades de Santarém e Marabá.

7 comentários:

Anônimo disse...

Creio que a campanha deve sair dos gabinetes e partir para a rua, no corpo a corpo a corpo.
A criação dos estados do Mato Grosso do Sul e Tocantins foram através de uma "canetada" e veja o sucesso que foi.
Não há tempo de muito debate e muita polêmica, restam 3 meses apenas.
Quem irá decidir será o povo nas ruas e não cientistas que cada um irá vender seu peixe, ou então como uma partida de dois times de futebol do Pará.
Por isso mais uma vez digo, em um debate , ambas as partes não irão cedo, e campanha se faz no corpo a corpo nas ruas.

www.osabordaamazonia.blogspot.com disse...

Eu Acho que o Sinjor deveria convidar mais pessoas, a conta está desigual. Se o tempo concedido a cada um dos debatedores for o mesmo, O convidado para defender o NAÕ , nao terá tempo hábil, para expor sobre as duas questões....Fátima Aragão-Jornalista.

Anônimo disse...

Jatene realiza manobras para impedir nossa emancipação.


O governador mais viaja de avião do que governa o estado, ultimamente não sai das regiões a serem emancipadas para iludir a população.

Isso é uma verdadeira manobra do governador Simão Jatene, visitar insistentemente as regiões de Marabá, Santarém, Itaituba e até a divisa com o Mato Grosso em Jacareacanga e Novo Progresso.

Nunca se recebeu tanto a visita do governador por essas bandas.

Tudo por conta do plebiscito que ameaça dividir o estado, mas não se iludam , depois do plebiscito, nunca mas passará por esses municípios do oeste.

É tudo promessa para enganar o povo.
Será que o povo vai se deixar enganar pelas lorotas do governador.

Com certeza tem manobra dos contra nessa história.

Anônimo disse...

Se esse Dep. Zenaldo Coutinho e as demais pessoas de Belém conhecessem a dramática realidade do Sul e Sudeste do Pará, da Transamazônica e do Baixo-Amazonas, talvez não dissessem tanta bobagem quando o assunto é a divisão territorial.
A verdade – É que eles não conhecem e nem procuram conhecer à fundo nem mesmo o Pará no geral…
Tanto que acham grande coisa quando vão “veranear” em Algodoal, Ajuruteua, Barcarena, Salinas, Alter-do-Chão, Ponta de Pedras ou nas outras centenas de belas praias que o interior do Pará possui.
E nem se dão conta de que as estradas ou rios que os levam a esses lugares – ou a até perto deles – mais parecem uma miragem em relação a uma Transamazônica, por exemplo.
Em primeiro lugar, não é verdadeiro o argumento de que apenas os políticos dessas regiões é que lutam pela divisão.
Afinal, o que levaria esses políticos a defender uma proposta tão grave, se ela não tivesse base popular?

Anônimo disse...

Jatene conspira contra os sonhos de emancipaçãp de seu povo sofredor.

Ao contrario do que diz, que mostra-se de acordo com a consulta popular, posando como neutro ao assunto, Simão Jatene incorpora-se de corpo e alma na luta contra os anseios de emancipação do Estado do Tapajós e Carajás e mesmo sendo originário de Santarém seu Vice Governador, politico qual samba de uma nota só, omite-se à luta para não contrariar Jatene, e mostra-se ocupadissimo tal qual um criminoso construindo um álibi para fugir de sua responsabilidade.

Os tentaculos do poder emanado por Jatene, calam o Vice Goverador, Deputados e apaniguados.
Jatene não conseguiu "sintonizar" pelo NÃO Dudimar Paxiúba e criou animo em Zenaldo para destronar o primeiro Deputado Federal genuino da região do Tapajós.
-É muita cara de pau desse governador... Mandem Óleo de Peroba para lustrar a lata dele. ja que caiu sua máscara.

Anônimo disse...

DIVISÃO DO PARÁ JÁ:


Carliane Nunes foi mais uma vítima da negligência e a omissão dos órgãos públicos. Depois de passar pelos hospitais da Santa Casa de Misericórdia, Gaspar Viana e Santa Clara, a univrsitária teve um bebê no banco do carona, do carro de um vizinho que testemunhou o sofrimento da mãe.

"Na primeira vez em que eu cheguei na Santa Casa, me despacharam da porta. Eu estava sentindo dor e me negaram socorro. Eu já cheguei no Santa Clara com a criança nascendo, foi quando um enfermeio veio finalizar o resto do parto, dentro do carro, e mandou que eu corresse pra Santa Casa porque o meu filho corria risco porque era prematuro.", relata a estudante.

Só depois que a criança nasceu foi que Carliane foi atendida de fato na Santa Casa. Enzo nasceu de sete meses, com 1,200 kg e 32 centímetros. Encaminhado à UTI neonatal, o menino foi entubado e permaneceu com vida por três dias, vindo a óbito devido a uma infecção contraída durante o parto.

Em entrevista à RBA TV, Carliane afirma que vai processar o Estado e que tem certeza de que se tivesse sido atendida a tempo, o bebê estaria vivo. "Eu não quero que outras mães passem pelo o que eu estou passando. O caso do meu filho não vai ficar impune. Quero que seja feita justiça.", finaliza, emocionada, a jovem mãe.

OUTRO CASO
Por falta de leito para internação, Vanessa do Socorro, com sete meses de gestação, perdeu os filhos gêmeos após passar horas tentando atendimento na Santa Casa e no Hospital das Clínicas, em Belém.

Anônimo disse...

Alguém pode me explicar porque o TRE liberou a marcha do “NÃO” , no último dia 21 de agosto e não liberou a marcha do “SIM’ em Itaituba.
Será que tem o dedo do governador Simão Jatene que visitou a cidade ?