domingo, 2 de janeiro de 2011

JATENE DEU POSSE AOS PRIMEIROS SECRETÁRIOS

O novo governador do Pará, Simão Jatene, deu posse coletiva, na manhã de hoje, aos primeiros integrantes da equipe. Foram assinados mais de 30 termos de posse. Apenas os presidentes de empresas não foram empossados, porque dependem da anuência dos conselhos de administração.

O novo secretário de Fazenda, José Tostes Neto, foi o único dos secretários já anunciados que não foi empossado, porque ainda depende de liberação da Receita Federal, órgão de onde é servidor.


Após a posse, Jatene fez a primeira reunião da equipe. “A conversa foi para dar as primeiras orientações do que deve ser feito em cada secretaria. Projetos em andamento, processos mais urgentes pagamentos a serem feitos, coisas naturais da administração”, explicou.


Jatene disse que o objetivo é indicar o real quadro do Estado do Pará e que uma das prioridades é concluir obras em andamento. “O que tiver sido começado e que atenda aos interesses da população (será mantido). Vamos ver a questão legal com que esses projetos foram formatados e dar continuidade a esse processo”.

Jatene continuará, a partir de amanhã, o trabalho de composição da equipe. Já foram anunciados 37 nomes, mas faltam 33, sem contar cargos de direção de órgãos regionais. Ontem, ele não quis adiantar novos nomes.

Uma configuração de nomes políticos e técnicos, indicados pelo próprio comandante e por vários partidos grandes, médios e pequenos que se reuniram na campanha e outros aliados de última hora, que devem assegurar a base do governo na Assembleia Legislativa. É assim que pode ser definida a equipe de governo do tucano Simão Jatene, que governa o Pará pela segunda vez. A lista total ainda não está fechada por completo, mas já dá pra se ter uma ideia da correlação de forças políticas neste cenário da nova administração pública estadual com os nomes anunciados.

Ainda faltam a Jatene divulgar os dirigentes das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Trabalho e Renda, além de Desenvolvimento Social. E também vários órgãos, como Cohab, Funtelpa, Hemopa, Igeprev, Cosanpa, Jucepa, Corpo de Bombeiros e outros da administração indireta.



O partido do governador (PSDB) abocanhou secretarias fundamentais, como era de se esperar e terá a maior participação na administração estadual. Educação (Nilson Pinto), Casa Civil (Zenaldo Coutinho), Sidney Rosa (Projetos Estratégicos), Paulo Chaves (Cultura). Além de outros órgãos da administração como Paratur (Adenauer Góes). Também são consideradas pessoas ligadas ao grupo político do governador Simão Jatene a secretária de Meio Ambiente (Teresa Cativo), Comunicação (Ney Messias), Maria do Carmo Lobato (Fundação Santa Casa), Nilson Chaves (Centur), Alice Viana (Sead) e Adelina Braglia (Idesp). Também são indicações do senador Mário Couto (PSDB) para o Detran (Sérgio Duboc) e Prodepa (Theo Carlos Pires).

O PMDB também foi bem aquinhoado na administração tucana que comandará o Pará até o final de 2014. O partido seguiu rumo independente no primeiro turno da campanha com candidato ao governo do Estado, o presidente da Assembleia Legislativa Domingos Juvenil, mas teve apoio decisivo no segundo turno ao candidato tucano. Comporá a equipe de Simão Jatene com as secretarias de Transportes (Francisco Melo, Chicão), Integração Regional (Antônio José Guimarães), Agricultura (Hildegardo Nunes), Pesca e Aquicultura Asdrúbal Bentes e ainda Desenvolvimento Urbano, cujo nome será anunciado após a posse. Também serão administrados por indicação do PMDB o Instituto de Metrologia (Luiziel Guedes) e ainda Jucepa e Ceasa.

Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: