quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

IRÃ PROTESTA CONTRA POSICIONAMENTO SENSATO DE DILMA

Ao dar pistas de que não seguiria a linha equivocada da política externa do governo anterior de apoiar ditaduras e crimes contra os direitos humanos, como o Irã, a presidente Dilma Rousseff provocou protestos na República Islâmica. Após anos de ótimas relações entre os dois países, o governo do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, se mostrou incomodado com as críticas feitas por Dilma, num primeiro sinal de mal-estar com o Brasil.

De acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, um telegrama diplomático datado de segunda-feira contém o relato de diplomatas brasileiros em Teerã sobre essa insatisfação. Eles relatam que um assessor especial de Ahmadinejad telefonou para o embaixador brasileiro no Irã, Antonio Salgado, para se queixar. Ele teria transmitido o incômodo de Teerã com as repetidas referências à situação dos direitos humanos no Irã, feitas por autoridades brasileiras. Segundo o telegrama, o assessor iraniano pediu ao embaixador que informasse o Itamaraty sobre o desconforto.

Por oito anos, o Brasil adotou uma posição de cumplicidade em relação às violações aos Direitos Humanos no Irã. Depois de tomar posse, porém, Dilma criticou o comportamento do Brasil na ONU, ao abster-se de votar uma condenação às violações de direitos humanos no Irã. "Não concordo com o modo como o Brasil votou. Não é a minha posição", afirmou. "Ficaria desconfortável, como uma mulher eleita presidente, em não me manifestar contra o apedrejamento", disse ela, referindo-se à condenação da iraniana Sakineh Ashtiani.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/

PS: Certíssima a posição da nova presidente do Brasil. Merece o apoio público de todos os amantes da democracia, das liberdades e da vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pelo menos uma a Dilma deu dentro, hehehe