quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA EM 2010 FOI SUPERIOR A 8%

Ao longo de 2010, o consumo médio mensal de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) foi de 56.577 megawatts (MW), um crescimento de 8,3% em relação aos 52.223 MW médios consumidos em 2009. Essa foi a maior carga já demandada do SIN na história do país.


Os dados constam do Boletim de Carga Anual, divulgado hoje, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que publicou também a expansão da demanda do SIN relativa ao mês de dezembro do ano passado, que chegou a 6,3% em relação a dezembro de 2009, com consumo mensal médio de 58.076 MW. Com relação ao mês de novembro, a variação foi de 1%.


A carga de energia verificada em dezembro, em relação ao mesmo período do ano anterior, apresentou um valor expressivo de crescimento, chegando a superar o mês de novembro de 2010, contrariando um comportamento sazonal histórico, segundo o boletim.

Fonte: http://www.ecoamazonia.com.br/

PS: Já por diversas vezes este blog se manifestou favorável à execução do projeto de Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) Belo Monte. E o fez por convencimento próprio, por acreditar que o desenvolvimento sustentável do Pará e da Amazônia precisam desse vetor energético para acontecer, assim como das UHE's do rio Madeira e do Tapajós.

Se consideramos indispensável a criação de novos postos de trabalho, a implantação de novos projetos produtivos na Amazônia, ou mesmo a implantação plena do programa Luz para Todos exatamente em todos os rincões desta enorme região, de igual forma precisamos ver implantados esses projetos energéticos. Sem eles, tchau-bau-bau, cachimbo de pau.

Mas o mais incrível é que ainda há gente com discurso de esquerda defendendo que nossos agricultores vivam como Jeca Tatu, aquele personagem miserável de Urupês, uma das obras de Monteiro Lobato. Nem de energia elétrica este indigente precisaria.

Ouvi isso, em meio a um discurso inflamado de um petista de Alenquer, em uma das plenárias do Planejamento Territorial Paticipativo (PTP), em Santarém, em 2007. Para quem não lembra, o PTP foi uma das tantas invencionices de Ana Júlia e do PT para incutir no povo a ilusão de que estaria participando do tal Governo Popular, cuja "Maior obra é cuidar das pessoas", depois de desistir do "Pará, terra de Direito". De tão torto e pervertido, acabou levando um chute na bunda dado pelos cidadão paraenses que não acreditaram em tamanho engodo.

Ah, pra concluir o discurso do petista de Alenquer: o Jeca também não precisaria de trator, mecanização, sementes selecionadas, inseminação artificial, coisas nocivas criadas pelo capitalismo e pela burguesia.

Que venha o AHE Belo Monte. E já!! E também as usinas hidrelétricas do Madeira e do Tapajós!!

Nenhum comentário: