sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CAI MAIS UM MITO SOBRE A CERVEJA

A cerveja foi elevada ao status do vinho no que diz respeito aos benefícios à saúde. Um novo estudo espanhol comprovou que tomar uma caneca da bebida por dia combate diabetes, evita ganho de peso e previne contra hipertensão. Além de ter graduação alcoólica baixa, a cerveja contém ainda ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio - nutrientes que protegem o sistema cardiovascular.

“Nesse estudo, nós conseguimos banir alguns mitos. Sabemos que a cerveja não é a culpada pela obesidade, já que ela tem cerca de 200 calorias por caneca - o mesmo que um café com leite integral”, destaca a médica Rosa Lamuela, uma das responsáveis pela pesquisa feita em parceria entre a Universidade de Barcelona, o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri.

Os especialistas afirmam também que a cerveja não é a responsável pelo aumento da gordura abdominal. A culpa, na verdade, seria dos aperitivos gordurosos, como salgadinhos e frituras, que grande parte das pessoas consome junto à bebida.

O estudo, realizado com 1.249 homens e mulheres acima de 57 anos, indica que mulheres podem tomar dois copos pequenos de cerveja por dia, enquanto para os homens estão liberados até três copos. Contudo, o hábito deve estar associado a uma dieta saudável e a exercícios físicos regulares.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/

PS: Será? São tantas e tão contraditórias as pesquisas científicas divulgadas sobre tanta coisa - café, álcool, adoçantes, entre outros itens -, que é normal as pessoas se sentirem confusas.

Eu, por exemplo, por conta do diabetes, suspendi o consumo de cerveja (passou a ser uma na vida, outra na morte - êpa, sai pra lá bicho feio) há mais de cinco anos. E aí me aparece mais essa pesquisa, eu me animo, a boca começa a salivar (hoje é sexta-feira) e pinta aquela vontade desgraçada de tomar uma.

Mas, não, vou resistir!

2 comentários:

Anônimo disse...

Dornélio Silva comentou:

Piteira,
Por isso que estou conservado - quando alguém que há muito tempo não me via indaga: "estás tomando formol, não tem nem barriga?!" - 'não parceiro é a cerveja mesmo! É a cevada da vida, ela conserva mesmo!' Essa pesquisa só vem comprovar, o que já praticamos há muito tempo!!! Hoje é sexta, ah! que vontade de tomar uma! Vamos lá pro Tuna, está "estupidamente" gelada?!

Dornélio

Em 28 de janeiro de 2011 10:15

Unknown disse...

Pelo sim, pelo não, fico com o bom e velho Whisky.

Carmona