domingo, 26 de setembro de 2010

AS ESCOLHAS SÃO INEVITÁVEIS AO LONGO DA VIDA. EU FIZ AS MINHAS

Nesta semana, reta final da campanha eleitoral no Brasil, será difícil, muito difícil, praticamente impossível, alimentar o blog - a não ser que haja um fato amazonicamente relevante que o justifique.

Vou priorizar, mais do que nas semanas anteriores, os compromissos profissionais que assumi neste período eleitoral - alguns deles vão além, envolvendo relações de amizade e crença em projetos políticos desenvolvidos por alguns deles.

E já que é reta final, depois de tantos debates e polêmicas sobre as candidaturas majoritárias (nacionais e estaduais) e proporcionais, deixo aos meus leitores e amigos as minhas escolhas - estas são inevitáveis em vários momentos de nossa vida. E as justifico:

* Deputada estadual: Josefina Carmo (PMDB), candidata à reeleição. Josefina é do Oeste do Pará, com atuação mais destacada nas regiões da Calha Norte e do Tapajós, tem compromisso com a luta pelo Estado do Tapajós. Neste primeiro mandato, ela priorizou a luta pelo desenvolvimento regional e o apoio aos municípios do Oeste, com destaque em ações de educação, saúde, infraestrutura e ao setor produtivo. Teve cinco projetos tranformados em lei, entre eles a estadualização da rodovia Transgarimpeira (Itaituba), a criação do Dia Estadual do Doador de Medula Óssea (6 de outubro) e a transformação de Itaituba e Monte Alegre em estâncias turísticas. Entre os investimentos que viabilizou, merecem destaque aqueles que tornaram possível a aquisição de aparelhos de mamografia pelos municípios de Monte Alegre e Itaituba, indispensáveis na luta incansável contra o câncer de mama. Igualmente importante, faz oposição radical a grupos políticos que dilapidaram o patrimônio público de municípios da região, como Prainha e Almeirim. Pelos seus méritos, merece permanecer na Assembleia Legislativa como representante do Oeste do Pará.

* Deputada federal: Vanesssa Vasconcelos (PMDB), atual vereadora de Belém. Vanessa patrocina, em parceria com uma organização social de Belém, um conjunto de projetos sociais de enorme alcance, que estimulam a solidariedade, promovem a inclusão social e ações positivas de cidadania. Porque articulou e se empenhou na crição de uma CPI para investigar o caos na saúde pública de Belém, foi vítima de um conjunto de ações ardilosas e caluniosas, das quais vem sendo inocentada aos poucos. Vanessa, que e militar, tem se empenhado na luta em defesa da corporação, inclusiva na luta pela aprovação da PEC 300. Ela credita na organização da sociedade como instrumento político de democratização do poder e do próprio Estado. Será, em Brasília, uma voz ativa em defesa do desenvolvimento do Pará. No Oeste do Pará, por conta da fidelidade e amizade construída ao longo dos anos com o grupo comandando pelo prefeito Jardel Vasconcelos e pela deputada Josefina Carmo, compartilho os nomes de Elcione Barbalho e Wladimir Costa; 

* Senadores: Jader Barbalho (PMDB) e Flexa Ribeiro (PSDB). São escolhas polêmicas, com certeza, que serão objeto de intermináveis discussões com muitos de meus amigos. Em 1982, votei em Jader (MDB) para o governo do Estado como opção radical à Ditadura Militar, que indicava Oziel Carneiro (Arena). A luta pela redemocratização, contra a Ditadura e pela reconstrução do Estado Democrático de Direito no Brasil não me permitia outra escolha. Na verdade, naquelas eleições, Jader era a escolha certa, opção única, aos amantes da Democracia. Depois de longos anos, o PT, ao qual dediquei 18 anos de minha vida, assumiu o Poder, e acabou fazendo pior do que aquilo que sempre condenamos nos adversários, especialmente no que diz respeito ao combate radical à corrupção, ao uso do Estado para fins partidários, ao pernicioso tráfico de influência, entre tantas decepções que acumulei ao longos dos últimos oito anos. Jader tem viabilizado recursos do orçamento da União para municípios do Oeste, assumiu uma postura respeitosa e democrática em relação à proposta de criação do Estado do Tapajós. Na região da Calha Norte, suas obras e outros investimentos ainda são marcas presentes na vida dos cidadãos locais. Quanto a Flexa Ribeiro, somente a sua luta pela criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) justifica a necessiddade de sua reeleição. Os cidadãos do Oeste que já a utilizam sabem o valor que essa conquista representa para suas vidas;

* Governador: Juvenil. Antes de tudo, o voto em Juvenil é um repúdio à incompetência e à inoperância do governo Ana Júlia, que muito criticou nos adversários, que muito prometeu e nada fez - e não há nenhum exagero nesta afirmação, bastando, a título de comprovação, relembrar os compromissos assumidos com o Plano Territorial Participativo (PTP) da região, todos vergonhosamente esquecidos. Na inviabilidade eleitoral de Juvenil, que venha Jatene;

* Presidente: José Serra. Em repúdio ao mensalão e ao valerioduto e outros esquemas de roubo de dinheiro público montados pelo PT e seus aliados no Governo Lula; contra o "nada vi", "nada ouvi" e ao "nada sei"; contra os aloprados especialistas em dossiês, em violar conta bancária de caseiros e o sigilo fiscal de milhares de cidadãos; contra a utilização de entidades e empresas civis para a montagem de roubo de cidadãos e em prejuízo da sociedade, como fizeram com a Bancoop, em São Paulo; contra as ameaças de "venezualização" do Brasil, contra a introdução do "bolivarianismo" chavista no nosso País; em repúdio às ameaças à Democracia e às liberdades indispensáveis ao exercício da cidadania contidas na redação primária do III Plano Nacional de Direitos Humanos; pela manutenção das conquistas sociais e econômicas, pelos avanços no processo de amadurecimento democrático do Brasil. Dilma não inspira confiança nem segurança. Ela não passaria de uma marionete nas mãos habilidosas dos radicais do PT.

Lula fez muito pelo Brasil, melhorou muito o Brasil, deu atenção aos pobres, mesmo que muitas de suas políticas não estejam articuladas para mantê-los em progressão social contínua.

Dilma não é Lula, nem nunca será!

A História nos dirá quem está, hoje, com a razão, quem tomou as decisões certas, as escolhas mais adequadas, quem leu e entendeu melhor a realidade.

Eu prefiro errar pelo excesso de zelo, mas não pela omissão.

Que vença a Democracia!

Que haja respeito eterno à liberdade de pensamento e expressão!

Nenhum comentário: