terça-feira, 26 de outubro de 2010

UHE'S TELES PIRES E SANTO ANTONIO DO JARI VÃO A LEILÃO

Dez usinas hidrelétricas se cadastraram na Empresa de Pesquisa Energética (EPE) para participar do segundo leilão de energia A-5, marcado para o dia 17 de dezembro, visando a atender o mercado consumidor do Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2015. As usinas somam 3.676 megawatts (MW) de potência total. O leilão envolverá somente a contratação de energia de fonte hidráulica.


A expectativa da EPE é a de que pelo menos sete das dez hidrelétricas cadastradas venham a participar efetivamente do leilão. Entre os projetos destacam-se as usinas de Teles Pires e Sinop (MT), Ribeiro Gonçalves, Castelhano e Estreito Parnaíba (PI), Santo Antônio do Jarí (AP), além da ampliação em 450 MW da capacidade da usina de Jirau (RO), leiloada em maio de 2008.


Segundo informou a EPE, 17 pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) também foram cadastradas para o leilão de dezembro. As PCHs totalizam 247 MW de potência total e estão localizadas em Santa Catarina (10), Minas Gerais (4) e no Rio Grande do Sul (3).


A EPE dará início à segunda etapa preparatória ao leilão, que consiste na análise de cada projeto inscrito. Quem estiver com a documentação em dia será considerado habilitado tecnicamente.

Nenhum comentário: