quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SERRA DEFENDE QUEBRA DE PATENTE DE REMÉDIOS

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, prometeu hoje, se eleito, quebrar a patente de alguns medicamentos para incentivar a produção nacional. O tucano, contudo, não especificou quais remédios teriam a patente quebrada. Segundo ele, a escolha será feita após estudos “criteriosos”.


Em uma crítica ao governo federal, Serra disse que a questão deverá ser enfrentada de forma “sistemática”, e não “cinematográfica”. A medida, argumentou ele, também teria impacto no Orçamento, já que seriam produzidos medicamentos com custos mais baratos do que os importados.


O tucano participou hoje na capital paulista do fórum ONG Aids, em que assumiu compromissos de combater a proliferação do HIV. No Brasil, há 550 mil casos de Aids notificados desde 1980, com uma média de 34 mil novos casos por ano.


Durante seu discurso, Serra ressaltou que o Brasil organizou a melhor campanha contra a doença. No entanto, frisou que a falta de planejamento nos últimos anos minou as conquistas alcançadas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. O tucano ocupou o cargo de ministro da Saúde entre 1998 e 2002.


“A campanha contra Aids começou a derrapar com a falta de medicamentos. Por trás disso está o crescimento da dependência de remédios importados”, disse Serra. Para ele, é preciso incentivar a produção nacional, inclusive com parcerias com outros países, como a Índia.

Fonte: http://www.valoronline.com.br/online/

Um comentário:

João Bosco Maia disse...

Estive já por aqui e cá estou outra vez. Belo espaço para as letras e para remover este triste índice de leitura de 2 livros/ano por brasileiro. Na Argentina, são dezoito livros/ano.
Te convido a conhecer meus romances. Três deles estão disponíveis inclusive para serem baixados “de grátis”, em formato PDF.
Um grande abraço e boa leitura!
João Bosco Maia