sábado, 16 de outubro de 2010

ENTIDADES FAVORÁVEIS A BELO MONTE SE NEGAM A ASSINAR PDRS DO XINGU

Fórum Regional de Desenvolvimento Regional Sustentável da Transamazônica e Xingu (FORT Xingu) não participou da solenidade de assinatura do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS), lançado pelo presidente Lula nesta quinta-feira, em Belém. O FORT Xingu, que reúne cerca de 180 entidades da sociedade civil dos 11 municípios atingidos pela usina de Belo Monte, é a principal entidade de defesa da implantação da usina, mas tece duras críticas à forma como o PDRS foi discutido e finalizado pelos governos estadual e federal.


Em ofício encaminhado ao governo estadual, o presidente do Fórum, Vilmar Soares, diz que a sociedade civil não concorda com a forma que foi conduzido e elaborado o PDRS Xingu, e por isso mesmo o FORT Xingu não se faria presente ao evento em Belém. "Constatamos que a relação entre o discurso e a prática está longe de uma sintonia harmônica que contribua positivamente para atender as necessidades sociais", critica Vilmar.


Para a entidade, o plano de desenvolvimento foi realizado de maneira incoerente e as ações governamentais no que tange ao mesmo estão fragmentadas e verticalizadas. "Portanto, a não observância de alguns critérios previamente acordados será transformada em prejuízos irreparáveis para nossa região", diz Vilmar no ofício, acrescentando que diante de tais fatos não existe nenhum motivo para a entidade se fazer presente no evento de lançamento do plano.

Para ler mais, http://www.ecoamazonia.com.br/site/

Nenhum comentário: