domingo, 31 de outubro de 2010

E SE SERRA VENCER A ELEIÇÃO?

Comentários da maioria dos analistas ouvidos pelos canais fechados, nos últimos dois dias, foram centrados naquilo que parece ser uma certeza inequívoca: Dilma será a próxima presidente do Brasil.

Nesse cenário, citam-se as mais diversas situações políticas: uns dizem que Dilma não passará de uma marionete manipulada por Lula, Zé Dirceu e outros membros integrantes do esquema do mensalão; ou seja, manutenção e continuidade da quadrilha montada para roubo de dinheiro público. Nesse quadro, Dilma cumpriria apenas um mandato, trabalhando para a volta de Lula em 2014. A entrevista dela, anteontem, afirmando que Lula será um personagem "presente" em seu governo reforça essa versão.

Há quem descreva um quadro com Dilma assumindo comando próprio, afastando-se aos poucos de Lula. Uma situação em que a cria se volta contra o criador, passando a cercar-se dos radicais do partido, os mesmos que pregam restrições à liberdade de Imprensa, de pensamento e expressão, de apoio irrestrito aos chamados "movimentos sociais", mudanças na Constituição Federal, inclusive no conceito de propriedade privada, princípios estes contidos na primeira versão do polêmico III Plano Nacional de Direitos Humanos, expressão máxima dos radicais do PT.

Mas, e se José Serra ganhar a eleição, contrariando as previsões de todos os importantes institutos de pesquisa? O que vai acontecer? Poucos, até agora, construíram cenários políticos a partir desse pouco provável resultado das urnas.

E se hoje, a partir do meio dia, o notíciário das TV's, rádios e versões on-line dos jornais for invadido por manchetes do tipo "Boca de urna indica a vitória de Serra", "Surpresa: Serra deverá ser eleito presidente" ou coisa do tipo? E, à noite, após a apuração, "Pesquisas desmentidas: Serra eleito presidente", "Serra surpreende e elege-se presidente", ...??????

Erraram as pesquisas? Ou o resultado da eleição será a a provável comprovação da tentativa de fraude das eleições, um esforço brutal de manipulação da opinião pública?

É bom sempre lembrar que o resultado das urnas, no dia 3 de outubro, desmentiu o que afirmaram os institutos de pesquisas, com diferenças maiores ou menores.

Se houver surpresa mais uma vez, será deverasmente interessante ouvir o que vão dizer os dirigentes de institutos de pesquisas, do PT, do presidente Lula, de Dilma Roussef.

Vamos aguardar! Neste momento, milhões de brasileiros estão teclando em números e confirmando na tecla verde.

Vamos aguardar!!

Nenhum comentário: