segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

FUX ELOGIA LEI DA FICHA LIMPA. É UM INDICATIVO?

Na primeira entrevista depois de aprovado pelo Senado, o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, elogiou o espírito da Lei da Ficha Limpa e afirmou que julgará com "coragem" e "independência" a ação penal do mensalão. "Quanto à lei em geral, ela conspira em favor da moralidade administrativa, como está na Constituição", afirmou hoje o ministro que tomará posse no STF no dia 3. No entanto, Fux não quis antecipar seu voto. "Eu sempre levei a ferro e fogo uma regra que diz que o juiz não julga sem conhecimento dos autos", disse.

Desde que foi indicado para a vaga, no dia 2, Fux disse estar estudando todos os casos com repercussão geral que aguardam julgamento no STF. A aplicação da Lei da Ficha Limpa é um desses processos. Nesse caso, seu voto será decisivo para determinar o futuro da lei.

No ano passado, quando o tribunal estava desfalcado de um ministro, terminou empatado em cinco votos a cinco o julgamento no STF do recurso do ex-deputado Jader Barbalho (PMDB-PA) contra a decisão que o tornou inelegível com base na Lei da Ficha Limpa. O tribunal ainda precisa decidir, entre outras questões, se a lei já valia para as eleições de 2010 ou se só poderia ser aplicada para as eleições de 2012.

Fonte:http://veja.abril.com.br/agencias/ae/brasil/

Nenhum comentário: