quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

FINALMENTE: DILMA INDICA LUIZ FUX PARA O STF

O ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar a 11ª vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação está publicada na primeira página do Diário Oficial da União de hoje.

Natural do Rio de Janeiro, Fux teve o apoio do governador do estado, Sergio Cabral (PMDB). Ele será o segundo magistrado de carreira a integrar a Suprema Corte – atualmente, o único juiz de carreira é o presidente Cezar Peluso.

Fux integra o STJ há 10 anos e é especialista em processo civil. Sua experiência o levou a ser convidado pelo presidente do Senado, José Sarney, para liderar a comissão que elaborou o anteprojeto de reforma do Código de Processo Civil, de 1973.

O ministro será agora sabatinado pelo Senado. Após a aprovação do nome pelos parlamentares, a presidenta Dilma Rousseff fica encarregada de nomear o novo ministro.

Essa foi a escolha mais demorada de um novo integrante do STF. A vaga está aberta desde agosto, com a aposentadoria do ministro Eros Grau.

A demora na escolha de um novo ministro para o STF foi criticada, ontem, por Gilmar Mendes, após a abertura do ano judiciário. “A não indicação por um tempo tão longo acaba por afetar a funcionalidade do tribunal”, disse o ministro do Supremo.

Fonte: www.agenciabrasil.ebc.gov.br 

Nenhum comentário: