domingo, 13 de fevereiro de 2011

APÓS QUEDA DE MUBARAK, OS DESAFIOS DE RECONSTRUIR O EGITO

Com a queda de Hosni Mubarak, sexta-feira passada, o Egito começa a viver um novo tempo, com um poder de transição, com o Exército no comando e um governo para administrar os assuntos cotidianos. A vida no país começa a voltar ao normal, com o retorno do fluxo de trânsito na Praça Tahrir, epicentro da revolta no Cairo. O Exército, garantidor do poder após a queda de Mubarak, prometeu, ontem, uma "transição pacífica para um poder civil eleito".

O Conselho Supremo das Forças Armadas anunciou que o governo nomeado por Mubarak poucos dias antes de sua renúncia permanecerá no poder para administrar os temas correntes. O conselho terá sua primeira reunião, desde a renúncia de Mubarak, neste domingo. Até o momento, o Exército não anunciou datas ou apresentou medidas concretas para a transição.

Com foco na restauração da ordem e da economia nacional, o Exército desaloja, hoje, os manifestantes que permanecem na praça Tahrir, desconfiados de substituir os 30 anos de ditadura de Hosni Mubarak por um governo comandado por militares.

"O Exército é a espinha dorsal do Egito. Sua solução não é remover-nos da praça", dizia um manifestante em alto-falantes, a medida que os militares entravam na praça, empurrando e eventualmente usando pedaços de madeira contra os mais resistentes. "Eles devem responder às nossas reivindicações".

O fluxo de trânsito foi restabelecido em quase toda a praça Tahrir, com exceção de uma área onde permanecem acampados centenas de manifestantes. Os jovens impediram a entrada de carros nesta área do centro da capital.

A maioria dos manifestantes abandonou a praça depois dos festejos pela queda de Mubarak, na sexta-feira, mas, neste domingo, algumas pessoas permaneciam no local, dormindo no chão ou em barracas.

Os tanques do Exército permanecem na região, mas sem bloquear os acessos à praça.
 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/ e redção do blog

PS: É prazeroso ver a queda de um ditador, ver a força do povo se sobrepujar à tirania e à arrogância de um déspota. Que o povo egípcio consiga reconstruir seu país com base em princípios democráticos! Apesar da pouca tradição democrática no Egito, que seus dirigentes desta transição e aqules que serão eleitos pela vontade popular comandem as mudanças necessárias que levem aquele país à Democracia!

Nenhum comentário: