quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

CONSELHO FEDERAL DE JORNALISMO: PROJETO DESARQUIVADO

Jornalismo brasileiro e entidades da sociedade civil em estado de alerta, depois que o projeto que propõe a criação do Conselho Federal de Jornalismo foi desarquivado, na Câmara Federal, a pedido do deputado Sandes Júnior (PP-GO). O conselho, que teria entre suas atribuições fiscalizar a atuação dos jornalistas, com poderes para aplicar sanções aos profissionais, representa uma ameaça real à liberdade da liberdade d pensamento e expressão.

O projeto havia sido arquivado com o fim da legislatura passada. Sandes pediu o desarquivamento de uma proposição sua que restabelece a obrigatoriedade do diploma para os jornalistas. Como o projeto dele estava anexado a outros que tratam de temas correlatos, todos que haviam sido engavetados voltaram a pauta.

"Minha preocupação é com o meu projeto, mas a regra acabou por desarquivar o outro também. Vou pedir ao relator [que ainda será indicado] para desconsiderar o projeto do conselho", afirmou Júnior. O relator, no entanto, pode acatar ou não a sugestão.

O texto sobre o Conselho Federal que será analisado é de autoria do ex-deputado Celso Russomano (PP-SP) e estabelece um Código de Ética que definirá "os deveres ético-profissionais do jornalista, as infrações disciplinares e as respectivas sanções".


Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/

Nenhum comentário: