quarta-feira, 10 de junho de 2009

ITAITUBA: AGENTES DE TRÂNSITO DENUNCIAM CORRUPÇÃO NA COMTRI

Agentes de trânsito de Itaituba foram à Câmara Municipal de denunciaram irregularidades na Comtri
(Foto: blog Agonia ou Êxtase)


Todos os 23 agentes municipais de trânsito de Itaituba entraram em greve, na segunda-feira passada, e denunciam a existência de corrupção dentro da Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comtri), o órgão responsável pela gestão de trânsito no município. Eles também querem receber vantagens salariais que foram cortadas pela Prefeitura.

Ontem de manhã, eles ocuparam a galeria da Câmara Municipal, entregaram documento com as denúncias e pediram a intermediação dos vereadores na apuração e na negociação de suas reivindicações junto ao prefeito Roselito Soares (PR).


Durante a sessão, o vereador Luiz Fernando Sadeck dos Santos (PMDB), o “Peninha”, com base em informação dos grevistas, denunciou inúmeras irregularidades que vêm ocorrendo na Comtri. Entre outras denúncias, ele afirmou que “multas aplicadas do ano passado cá foram suspensas e canceladas, sem julgamento, apenas em negociação, causando prejuízo de mais de R$ 1,5 milhão aos cofres do Município, do Estado e da União”.

Segundo ele, multas estão sendo aplicadas em Itaituba com uso de códigos de outros municípios brasileiros, uma simulação que, na prática, não representaria qualquer punição ao infrator. “Um dos códigos usados, segundo ele, é o de nº 4710, do município de Eloi Mendes, em Minas Gerais. A prática já teria causando mais de 2 milhões de reais a Itaituba e ao Estado do Pará”, afirmou o vereador.


Mas as denuncias não ficaram por ai. Jorge Augusto dos Santos, um dos agentes da Comtri, disse que, somente no dia 7 de março de 2008, foram suspensas ou canceladas 33 multas de uma só vez, depois de negociação com os proprietários dos veículos.


Ele citou como exemplo o caso de um veículo modelo Gol apreendido pelo diretor da Comtri, Danilo Góes, no dia 25 de maio passado, pelo fato de o carro estar com documentação atrasada e com registro de furto no cadastro de base do Detran. Mas, na noite daquele dia, o veículo foi liberado pelo diretor. Jorge dos Santos fez a denúncia aos vereadores durante a sessão da Câmara Municipal. Segundo ele, Danilo Góes e um outro agente de prenome Jean foram à vila de Caracol, no município de Trairão, para novamente apreender o mesmo veículo, depois que o Ministério Público local foi informado da sua liberação.


Outro exemplo de irregularidade citado pelo agente de trânsito foi o do veículo de placas JVA-5445, de propriedade da chefe de gabinete da Prefeitura de Itaituba, Maria de Fátima Santos da Rosa, também com documentação atrasada. “Ele foi apreendido, depois liberado e a multa aplicada no ato da apreensão acabou cancelada”, denunciou. Segundo ele, é rotina, na Comtri, a imediata liberação de veículos apreendidos durante as fiscalizações, assim como o cancelamento de multas aplicadas.


Os grevistas também denunciam que foram usados politicamente pelo prefeito Roselito Soares, durante a campanha eleitoral do ano passado. “A partir de abril de 2008, ele concedeu dedicação exclusiva para todos os agentes, dobrando o nosso salário, que era de R$ 660,00. Mas essa vantagem ele cortou logo após as eleições”, denunciou Jorge dos Santos.


O prefeito Roselito Soares da Silva está em Belém. O comando de greve dos agentes de trânsito garante que vão permanecer em greve até que o prefeito negocie com a categoria as vantagens salariais que perderam.


Por telefone, o vereador Peninha informou que os grevistas foram, na manhã de hoje, ao Ministério Público (MP) local para solicitar providências contra as denúncias por eles apresentadas. A promotora Fabiana Teixeira, segundo o parlamentar, afirmou que vai encaminhar as denúncias à Polícia Civil com pedido de investigação, e que vai acompanhar o processo. Quanto à reivindicação da categoria, ela afirmou que eles devem buscar a negociação por via administrativa. Mas, segundo ela, se o trânsito na cidade sofrer prejuízo com a paralisação dos agentes, o MP vai intervir em defesa dos direitos da população.

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudações AGTs de Itaituba, quero lhe confirma a assembleia geral da AAGTRANPA, site: www.aagtranpa.webnode.com.br