quinta-feira, 4 de junho de 2009

E O TAPAJÓS?

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou, ontem, o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 52/07) que estabelece a realização de plebiscito sobre a criação do Estado de Carajás, a partir do desmembramento do Estado do Pará.


A proposição – apresentada pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS) – recebeu parecer pela aprovação, com emendas, do relator, o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO).


O relatório de Quintanilha já se encontrava, desde o dia 8 de maio na CCJ, pronto para votação. Na véspera, uma comitiva de prefeitos do sul do Estado fez diversas visitas aos senadores a fim de garantir apoio ao projeto. A primeira vitória do grupo foi a inversão de pauta que acabou colocando a proposição em votação.


E o processo de criação do Tapajós?



2 comentários:

Jubal Cabral Filho disse...

Caro Piteira.
O estado do Tapajós não sai pela inércia nossa e de nossa "linha de frente".
Ontem acompanhei no "Pelos Corredores do Planalto" a ida e vinda dos interessados no estado do Carajás em gabinetes dos parlamentares para apnhar as assinaturas e as confirmações deles no pleito do plebiscito.
Estava na hora de nos irmanarmos aos futuros carajaenses e de termos ido com eles compartilhar da empreitada.
Sozinhos não somos muitos, mas juntos poderemos ser demais nesta luta.
Abraços tapajonicos.

Jota Ninos disse...

Cunhado, só uma questão técnica: entendo que a aprovação na CCJ do Senado foi apenas um passo. Não sei dizer no momento se precisará ir ao plenário, mas acho que antes do plebiscito terá que passar pela Câmara dos Deputados e seguir a mesma via crucis que o projeto do Estado do Tapajós vem sofrendo desde 2002.
Para quem não lembra, naquele ano o Senado aprovou a emenda do plebiscito e mandou o projeto para a Câmara Federal, onde até hoje aguarda uma vaga na pauta para votação.
Ou seja - caso eu não esteja errado - se seguir a mesma dinâmica do projeto de plebiscito do Estado do Tapajós, o Carajás ainda vai demorar muito para chegar em pauta, ou quem sabe, os dois projetos acabem atrapalhando um ao outro, já que os interesses da elite de Belém vão ficar ainda mais alvoroçados com a possibilidade de perder dois grandes pedaços de mamata para eles...
As eleições do próximo ano, podem ser o termômetro para essas hipóteses, inda mais com a volta de Maria do Carmo à prefeitura de Santarém, decidida pelo STF há pouco..
A conferir...