domingo, 14 de junho de 2009

CRISE GERA PREJUÍZO DE R$ 70 MILHÕES AO PARÁ

As medidas do governo federal para conter a queda de vendas e o consequente desemprego estão tendo impacto direto sobre as finanças dos Estados. Com o Pará não é diferente.

O governo ainda não fechou as contas de maio, mas até abril a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) já acumulava perda de 6,5%. Isso significa que, apenas nos primeiros quatro meses deste ano, a crise fez escorrer pelo ralo cerca de R$ 70 milhões dos cofres paraenses.

De acordo com o titular da Secretaria de Fazenda, José Raimundo Trindade, esse recurso seria suficiente para, por exemplo, pagar toda a folha de pessoal da Secretaria de Educação, a maior do Estado.

Essa queda no repasse do FPE é resultado de equação simples: um dos componentes do Fundo de Participação dos Estados é o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para incentivar o consumo e impedir aumento ainda maior do desemprego, o governo reduziu o IPI de automóveis e eletroeletrônicos. Resultado: o bolo a ser dividido com os Estados ficou menor.


Fonte: Plantão Diário do Pará

Nenhum comentário: