quarta-feira, 17 de junho de 2009

GOVERNO ANUNCIA CRIAÇÃO DE MAIS ONZE ASSENTAMENTOS

A criação de 11 assentamentos, beneficiando 662 famílias, numa área de 51 mil hectares.


Esse foi o anúncio do Governo do Estado durante reunião, hoje, com trabalhadores rurais, na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). Cerca de mil trabalhadores rurais ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) participaram, durante a manhã e tarde de hoje, em Belém, do Grito da Terra Pará 2009. A reunião contou com a participação da governadora Ana Júlia Carepa.


Hoje foi o primeiro dia do processo de negociação da pauta de reivindicações dos trabalhadores. De acordo com o presidente do Iterpa, José Heder Benatti, o decreto de criação dos assentamentos deverá ser assinado, ainda hoje, pela governadora Ana Júlia. Outras 15 áreas de assentamentos, conforme informação do presidente do órgão, já estão sendo trabalhadas pelo instituto e provavelmente até o final do ano estarão criados.


O diretor da Fetagri, Francisco de Assis da Costa, lembrou que os assentamentos criados foram áreas priorizadas pela própria entidade em pautas de reivindicações de anos anteriores. Segundo ele, no total, são 70 as áreas de assentamentos pleiteadas ao Estado.


O Grito da Terra Pará vem sendo realizado pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) há 18 anos e, este ano, está agrupando cerca de 1.500 agricultores das mais diversas regiões do Estado, representando 143 sindicatos rurais.


Os agricultores iniciaram a marcha ainda ontem, em Igarapé-Miri, de onde vieram juntos para Belém. Hoje, eles percorreram as avenidas Presidente Vargas e Nazaré, de onde seguiram até a Sagri.


Fonte: Plantão Portal ORM

Nenhum comentário: