segunda-feira, 1 de junho de 2009

BLOG DO JUBAL: ÁGUA É SINÔNIMO DE VIDA

O blog do Jubal publica, hoje, importante artigo de autoria de Ricardo Hirata e Alexandra Suhogusoff, que trata sobre a importância das águas subterrâneas, que este blog ajuda a divulgar.



Água é sinônimo de vida.


A ingestão de água nos garante a boa qualidade vida. Contudo, quase 4,6 milhões de crianças com menos de cinco anos, em paises pobres, morrem de doenças decorrentes de veiculação hídrica, anualmente. O abastecimento com água potável e o saneamento ambiental poderiam reduzir em 75% as taxas de mortalidade e enfermidades no mundo. Mesmo no Brasil, 50.000 bebês/ano morrem de diarréia e as doenças associadas à água de baixa qualidade correspondem a 65% dos casos de internações hospitalares.


Os esforços empreendidos na melhoria das condições sanitárias dos países pobres têm se mostrado insuficientes para amenizar esse cenário social, agravado por séculos de descaso dos governantes, e que piora em função do crescimento populacional. Segundo o Fundo Mundial da Natureza (WWF), por volta de 2008, 60% da humanidade não disporá mais de água potável, uma vez que o ritmo de consumo dobra a cada 25 anos.


Parece uma incoerência especular-se sobre a falta de água num planeta cuja superfície é constituída por 75% dela. Entretanto, apenas 3% da água disponível é adequada ao consumo humano (não salgada), sendo que 2% estão sob a forma das calotas polares. Deste 1% apenas 3% concentram-se nos rios e lagos, sendo o Brasil um dos países com maior riqueza hídrica no mundo. O restante 97% encontra-se em subsuperfície.


Com a crescente industrialização, urbanização e a tecnificação da agricultura, os recursos hídricos de superfície estão rareando em vista do elevado consumo e pela contaminação de mananciais, suscitada pela expansão não planejada da população. Desta forma, as atenções vêm-se convergindo para essa outra fonte de abastecimento, não tão visível, mas igualmente importante: as águas subterrâneas.


Para ler mais, acesse blogdojubal.blogspot.com

Um comentário:

Jubal Cabral Filho disse...

Caro amigo,
obrigado por se juntar a essa necessidade mundial: promover o bom consumo da água potável.
Só gostia de registrar que o endereço do blog (o Dudu Dourado já reclamou) é o meu nome completo acrescido do blogspot.com. Então fica assim:

www.jubalcabralfilho.blogspot.com

Abraços afetuosos peemedebistas.