segunda-feira, 1 de junho de 2009

FLORESTAS PODERÃO GERAR BILHÕES A PAÍSES POBRES

Um esquema que pode desencadear bilhões de dólares para os países pobres, salvando florestas, deve ser incluído no novo pacto climático, disse Yvo de Boer, chefe do secretariado de mudanças climáticas da ONU. Mas questões como fundos ainda precisam ser resolvidas.


O desmatamento contribui com cerca de 20% das emissões antrópicas de gases do efeito estufa, e o apoio ao esquema que recompensaria os países em desenvolvimento por preservar e replantar as florestas está crescendo.


Chamado Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação (REDD), o esquema tem como objetivo aumentar a cobertura florestal e absorver as emissões de dióxido de carbono provenientes da queima de combustíveis fósseis.


“É muito provável que veremos o REDD incluído no acordo de Copenhague”, disse de Boer à Reuters. “O que tenho visto é todos trabalhando construtivamente em direção a uma solução, e isto é diferente do debate há alguns anos”, comentou ele em uma entrevista por telefone, na quarta-feira passada.


Delegados de aproximadamente 200 países se encontrarão na capital dinamarquesa, no final do ano, para tentar chegar a um acordo sobre o sucesso do Protocolo de Quioto. O REDD tem sido um dos principais enfoques das discussões que antecipam o encontro.


Fonte: Agência Reuters

Nenhum comentário: