terça-feira, 16 de junho de 2009

CRISE NA ECONOMIA DO PARÁ: QUEM VAI PAGAR POR ISSO?

Começaram os efeitos cascata da decisão do Ministério Público Federal (MPF) de proibir que redes nacionais de supermercados comprem carne bovina de uma relação de frigoríficos acusados de abater bois oriundos de áreas de desmatamento, decisão esta derivada de uma série de denúncias estapafúrdias feitas por ambientalistas.

A IFC, braço financeiro do Banco Mundial, cancelou, no fim da semana passada, a parceria que tinha com a Bertin S.A. desde 2007, que previa empréstimo de US$ 90 milhões para financiar a expansão da empresa. Um total de US$ 60 milhões já havia sido liberado. De acordo com a Bertin, os prazos para pagamento do valor já liberado "foram repactuados e ocorrerão a partir de 2010", mas a empresa não informa quais eram as condições de pagamento antes de a parceria ser interrompida.

Em comunicado, a instituição de fomento diz que "a IFC e a Bertin chegaram a um acordo mútuo no início de maio para descontinuar a sua parceria". Sem especificar as razões para a decisão, observa que "a IFC requer de si própria e de seus clientes os mais altos padrões sociais e ambientais através de seus padrões de desempenho".

Quais as mais novas consequências? Fechamento de empresas, demissões, fuga de investimentos e, por conseqüência, aumento da violência e da criminalidade.

Quem vai pagar por isso?

Fonte: Valor Econômico e redação do blog

Nenhum comentário: