quarta-feira, 2 de março de 2011

ANAC INTERDITOU AEROPORTO DE ITAITUBA POR 60 DIAS

Estão suspensas, desde a manhã de hoje, todas as operações de pouso e decolagem no Aeroporto Municipal de Itaituba, no extremo Oeste do Pará. A decisão é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), emitida através de liminar, depois de o aeródromo passar por vistoria técnica do órgão no período de 10 a 13 de janeiro deste ano.

A principal irregularidade identificada pelos fiscais da Anac foi a falta de uma viatura de combate a incêndio dotado lançador de espuma, indispensável para aeródromos do porte do de Itaituba. A viatura lá existente está com problema de manutenção e não funciona. Além desta, a equipe da agência também identificou número insuficiente de agentes de combate a incêndio, problemas na iluminação e precariedade no balizamento noturno da pista de pouso e decolagem.

Aeronaves maiores já estavam proibidas de operar no aeroporto de Itaituba, desde janeiro passado. A interdição de agora proíbe até mesmo a operação de aeronaves de pequeno porte, os conhecidos teco-tecos. Mas a decisão não é por tempo indeterminado: a Anac deu prazo de 60 dias para a execução dos reparos dos equipamentos que motivaram a interdição.

Em entrevista, na manhã de hoje, depois que foi informado da interdição total do aeroporto, o prefeito Valmir Climaco afirmou que a administração municipal já está trabalhando para atender às exigências da Anac. Ele acredita que a interdição será suspensa dentro do menor tempo possível.

Nenhum comentário: