segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEO

É possível que a próxima quarta-feira, 13, seja o dia D da votação do Orçamento 2010 do Município de Belém. Isso porque foi acendida, hoje, uma luz no fim do túnel.

Hoje, o presidente da Câmara Municipal, vereador Walter Arbage (PTB), garantiu aos demais vereadores e representantes de sindicatos de servidores públicos, em reunião, que espera ter, até lá, uma resposta do prefeito Duciomar Costa (PTB) à reivindicação de incorporação imediata do percentual de 20,84% aos salários dos servidores municipais. O percentual já é sentença judicial transitado em julgado, não tendo o Município a quem mais recorrer. O precatório chega a mais de R$ 900 milhões. Os servidores sabem que não podem receber de uma única vez. Por isso querem negociar com o prefeito a forma do pagamento.

Durante a reunião, os representantes dos servidores propuseram aos vereadores que, enquanto o prefeito não apresenta sua contraproposta, que estes não votem o projeto do Orçamento 2010, o que pode ser feito através de acordo de lideranças, evitando, por exemplo, o necessário quórum qualificado para votá-lo (2/3 dos edis). A bancada da oposição topou, o que já é suficiente para não haver quórum.

No final da reunião, representantes dos sindicatos e o presidente da Casa elaboraram e assinaram o documento a ser encaminhado ao prefeito. O vereador Walter Arbage será o interlocutor junto ao Chefe do Excutivo.

Diante do impasse, a expectativa da vereadora Vanessa Vas concelos (PMDB) é que o diálogo se estabeleça. "Ninguém ganha com a intransigência. Uma atitude nobre do prefeito seria justamente essa: por fim ao impasse, abrir negociação com os servidores e iniciar o pagamento dessa dívida enorme que o Município tem com seus servidores", afirmou.

Nenhum comentário: