quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO PÚBLICA: ORGULHO NO AMAZONAS, VEGONHA NO PARÁ

Enquanto o Ensino Médio do Pará carrega a lamentável e triste marca de o segundo pior do Brasil, enquanto a nossa Seduc (Secretaria de Estado de Educação Pública) se envolve em escândalos vergonhosos, como o superfaturado e não licitado Kit Escola, o Amazonas, vizinho nosso aqui do lado oeste, continua a colher frutos do bom trabalho do governo e de seus parceiros.

Lá, no vizinho, o projeto “Ensino à distância na Floresta Amazônica”, da Hughes brasileira, que viabiliza educação para jovens que vivem em comunidades rurais, foi uma das ganhadoras do Wise, prêmio internacional de educação. O prêmio foi entregue na Cúpula Mundial de Educação, realizada no período de 16 a 18 de novembro passado, em Doha, no Quatar.

O Prêmio Wise 2009, da Fundação Qatar, que visa melhorar a qualidade do ensino mundial, reuniu práticas educacionais inovadoras, aplicadas nos quatro cantos do planeta, e, com a ajuda de um júri de especialistas, elegeu os melhores projetos, em três quesitos: pluralismo, sustentabilidade e inovação. Ainda bem que a nossa Seduc não tentou inscrever o projeto Kit Escola como candidata ao prêmio Wise. O escândalo teria sido internacional.

O projeto “Ensino à distância na Floresta Amazônica”, idealizado por Délio Morais, presidente da filial brasileira da Hughes, uma multinacional especializada em comunicação via satélite, foi desenvolvido pela Seduc amazonense.

A iniciativa foi considerada, pela banca julgadora, uma “solução inovadora para o ensino a distância interativo”, por viabilizar a transmissão diária e ao vivo de aulas audiovisuais para cerca de 25 mil alunos que estudam em escolas em condições precárias, localizadas nas comunidades rurais do Amazonas.

Segundo a Seduc de lá, para dar início ao projeto, foi preciso comprar geradores de eletricidade para os colégios, porque quase 60% das comunidades envolvidas no programa não possuíam luz elétrica. Com a iniciativa, os alunos passaram a ter mais interesse em ir para a escola, principalmente porque a tecnologia via satélite permite que eles interajam com os professores que dão as aulas, de Manaus.

Os vencedores do Prêmio receberam um prêmio de US$20.000,00 (vinte mil dólares), que ajudará o projeto “Ensino à distância na Floresta Amazônica” a cumprir sua meta para 2010: aumentar, de 700 para 1.000, o número de salas de aula capazes de transmitir as aulas à distância nas comunidades rurais, atingindo, assim, um número ainda maior de alunos.

Quanto orgulho deve ter sido esse prêmio aos nossos vizinhos! Quanto ao escandaloso Kit Escola, só vergonha a macular a nossa dignidade.

Para mais dados sobre o projeto vencedor, acesse http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/wise-ensino-distancia-floresta-amazonica-escolas-carentes-512221.shtml

Um comentário:

Rafael M Guimarães disse...

Prezado Piteira,

Escrevo-lhe a respeito de um post no seu blog, datado de 6 de Janeiro de 2010 e cujo título é “EDUCAÇÃO PÚBLICA: ORGULHO NO AMAZONAS, VERGONHA NO PARÁ”.

Antes de tudo, gostaria de lhe parabenizar por trazer ao conhecimento público este tema tão relevante.

Por outro lado, aproveito a oportunidade para esclarecer um ponto muito importante: o mérito por este projeto tão inovador cabe exclusivamente à Secretaria de Educação do Estado do Amazonas, que é a responsável pela sua concepção e implementação.

O papel da HUGHES neste projeto é prestar serviço de comunicação via satélite, interligando os estúdios do Centro de Mídias em Manaus às salas de aula em todo o estado. Para tanto, vencemos licitação específica no ano de 2007. A nossa participação nesta empreitada é importante, porém o nosso serviço constitui apenas parte do escopo do projeto. Outras empresas privadas também foram contratadas para prover os demais componentes do projeto, dentre as quais destacamos a VAT IP.TV e a Jobast.

Por sermos uma empresa americana, temos facilidade de divulgar o projeto da SEDUC-AM em âmbito internacional. Foi a HUGHES que inscreveu o projeto no prêmio WISE no Qatar, sendo que o nosso presidente teve a honra de receber o referido prêmio em nome da SEDUC-AM. A HUGHES também inscreveu o projeto no evento IMS Global Learning Consortium, evento internacional da área de educação que aconteceu em Maio de 2009 em Barcelona. Vale destacar que este mesmo projeto também foi ganhador de uma das mais importantes premiações oferecidas neste segundo evento.

Ressaltamos o nosso orgulho em participar deste projeto, mas frisamos que o mérito por sua existência cabe totalmente à SEDUC-AM.

Atenciosamente,

Rafael Meinking Guimarães
Diretor de Marketing
HUGHES
visite nosso site: www.hughes.com.br