segunda-feira, 4 de abril de 2011

MST INICIA MAIS UM "ABRIL VERMELHO"

Nova onda de invasões de propriedades marca início de mais um "Abril Vermelho"

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) desencadeou, no último fim de semana, uma onda de invasões no sul da Bahia, marcando o início do "abril vermelho". Não houve confronto.

A jornada de invasões é realizada anualmente para lembrar o massacre de Eldorado dos Carajás (PA), onde 19 agricultores do movimento foram mortos pela polícia em 1996. A organização diz que pretende atingir 50 propriedades do Estado nos próximos dias.

O pano de fundo político das invasões deste ano, o primeiro com Dilma Rousseff no Planalto, é a crítica à petista pelo que os sem-terra classificam de falta de diálogo do governo com o movimento. O MST ataca a falta de meta para assentar os acampados.

Segundo a coordenação do MST na Bahia, houve invasões em pelo menos 15 propriedades, em onze municípios baianos, desde anteontem. A Folha confirmou apenas cinco delas.

Os alvos das invasões foram propriedades dedicadas à pecuária e à produção de madeira para a indústria de papel. Uma das áreas, o Complexo Muqui, em Itabela (652 km de Salvador), tem 6.800 hectares e pertence à Veracel Celulose. 

Em 2010, o MST promoveu invasões em ao menos 15 estados (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, além de Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. 

Ao todo, foram invadidas 68 propriedades em 11 Estados do país, além de invasões a prédios públicos.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/poder/

Nenhum comentário: