sábado, 1 de maio de 2010

REDUÇÃO DA JORNADA É TEMA CENTRAL NO 1º DE MAIO

Paulinho da Força: negociação para a redução escalona da da jornada de trabalho

A redução da jornada de trabalho é a principal reivindicação dos sindicalistas reunidos, hoje, em evento promovido pela Força Sindical para comemorar o Dia do Trabalho. Segundo os líderes da central, a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais pode trazer mais qualidade de vida ao trabalhador e gerar cerca de 2,5 milhões de empregos.

“Assim como nos anos anteriores, a redução da jornada também é nossa principal reivindicação”, disse o deputado federal Paulo Pereira da Silva, Paulinho, presidente da Força Sindical. “Com a redução, os trabalhadores terão mais tempo para ficar com sua família.”

João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força, afirmou que com a redução da jornada, o trabalhador também teria mais tempo para se qualificar e atender as demandas do mercado de trabalho. “O mercado pede, cada vez mais, qualificação. O trabalhador precisa ter tempo para se manter atualizado”, afirmou em entrevista à Agência Brasil.

Paulo Pereira da Silva afirmou, hoje, que a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da jornada de trabalho deve ser modificada para facilitar sua aprovação no Congresso Nacional. Segundo ele, os sindicalistas estão discutindo a reivindicação de que a jornada semanal seja reduzida de 44 para 42 horas, não mais de 44 para 40, para acelerar a votação.

“Não temos um acordo para por a PEC da redução da jornada em votação assim como ela está”, afirmou Paulinho, em entrevista à Agência Brasil. “O presidente da Câmara, deputado Michel Temer, sugeriu que mudássemos a PEC e buscássemos um consenso. Nós da Força vamos apoiar”.

Paulinho disse ainda que na próxima semana os líderes dos partidos na Câmara devem começar a discutir essa nova proposta. Segundo ele, a mudança não atrasaria a tramitação da PEC, já que isso dependeria somente de uma emenda do relator da proposta.

“Com a redução de 44 para 42 horas, seriam duas horas por semana que o trabalhador teria para ficar com sua família. Isso dá um dia de folga por mês e 12 dias de folga por ano”, afirmou o presidente da Força.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: