segunda-feira, 31 de maio de 2010

REPÚDIO

Merece repúdio de todos os humanistas e amantes da Paz a ação violenta e criminosa perpetrada por forças de Israel cotra barcos com ajuda humanitária que deveriam chegar à Faixa de Gaza, na Palestina, hoje, em águas internacionais.

Pelo menos 700 pessoas estavam nos barcos atacados, entre elas a cineasta brasileira Iara Lee. As últimas informações das agências internacionais de notícia falam em pelo menos 19 mortes.

Segundo estas, a ação foi repentina, violenta e covarde. Os soldados israelenses usaram armas de forte poder letal. Os atacados, apenas pedaços de madeira e armas brancas, mas apenas para se defender. Os navios levavam remédios e comida para palestinos habitantes na Faixa de Gaza.

Todos os principais países do mundo, especialmente os europeus, repudiaram a ação vil de Israel. Nós nos juntamos a essas vozes.


PS: A Faixa de Gaza, destino da frota internacional de ajuda humanitária que a marinha israelense atacou nesta segunda-feira (31), é um enclave palestino pobre e superpovoado controlado pelo Hamas e submetido a um forte bloqueio por parte de Israel.

No pequeno território de 352 quilômetros quadrados, situado junto ao Mar Mediterrâneo, a sudoeste de Israel e na fronteira com o Egito, vivem 1,5 milhão de palestinos. Trata-se de uma das maiores densidades demográficas do mundo.

Oitenta por cento da população de Gaza depende da ajuda internacional para sobreviver. Segundo dados oficiais palestinos, mais da metade dos habitantes vive abaixo da linha da pobreza, e ao menos 40% da população ativa não tem emprego.

A Faixa de Gaza é uma região costeira de 45 km de comprimento e com entre 6 km e 10 km de largura, desprovida de recursos naturais. Sofre uma escassez crônica de água e quase não tem indústria.

A situação econômica e humana agravou-se ainda mais a partir de junho de 2007, quando o Hamas (acrônimo em árabe para Movimento de Resistência Islâmica) tomou o poder, expulsando do território os partidários do presidente Mahmoud Abbas.


Para ler mais, http://g1.globo.com/mundo/noticia/

Nenhum comentário: