quinta-feira, 13 de maio de 2010

UMA ENERGIA POLÊMICA

A preocupação com uma possível crise energética despertou o interesse por fórmulas alternativas ao petróleo. O consumo atual de combustíveis e o aumento de sua demanda, sobretudo após o crescimento da Índia e da China, impulsionaram várias teorias que garantem que o petróleo está com os dias contados.

A maioria dos especialistas considera que os combustíveis fósseis, como o gás natural, o carvão e o petróleo, cuja formação demora milhões de anos, se esgotarão em cerca de 80 anos. Um dos motivos seria o constante crescimento da população mundial.

A Agência Internacional da Energia advertiu, no seu relatório de 2007, o alarmante aumento da demanda energética e assegurou que, se nenhuma medida for tomada, em 2015 enfrentaremos as primeiras crises de abastecimento de petróleo. O problema trará consigo graves conseqüências para a economia e o meio ambiente. Frente à ameaça de uma crise energética global, a indústria automotiva, principal afetada, começou a financiar estudos científicos para encontrar fontes alternativas e carburantes não esgotáveis em curto prazo.


Para ler mais, http://brasil.planetasaber.com/theworld/monographics/

Nenhum comentário: