terça-feira, 18 de maio de 2010

FIEPA: ECONOMIA PARAENSE REGISTRA SALDO POSITIVO

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a Balança Comercial paraense, divulgada nesta terça-feira, pela Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), registrou um superávit de US$ 1,92 bilhão, posicionando o estado como o terceiro entre aqueles com melhor saldo. A exportação dos produtos minerais, madeira, bovinos vivos e carne de bovinos foram os destaques que impulsionaram a economia paraense no período.

A carne de bovinos, por exemplo, que no primeiro quadrimestre de 2009 registrou venda de 4.115 toneladas ao mercado exterior, no mesmo período deste ano, cresceu em 116%, atingindo uma exportação de aproximadamente nove toneladas. Além da carne, manganês (186%); bauxita não calcinada (162%); couros e peles (126%); castanha do Brasil (112%); soja (97%) e camarões congelados (93%) foram os produtos da pauta de exportação paraense que registraram expressivo crescimento no período avaliado.

De acordo com o gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-Fiepa), Raul Tavares, este crescimento é consequência da busca por novos parceiros comerciais, como a Venezuela, o que vem dando maior dinamismo às exportações paraenses. Mesmo com este fator favorável, Tavares é cauteloso com relação ao cenário internacional e ressalta a necessidade de buscar soluções para os entraves do comércio exterior.

Para ler mais, www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: