quinta-feira, 13 de maio de 2010

PETRÓLEO NO MAR: MAIS UM ACIDENTE COM PLATAFORMA

Depois do acidente com uma plataforma de petróleo, no Golfo do México, mês passado, outro acidente, agora na Venezuela, volta a causar apreensão sobre a exploração de petróleo em alto mar. O acidente se deu com a plataforma Aban Pearl, que produz gás e petróleo na costa do país (estado de Sucre), que afundou por volta da meia-noite. Os 96 trabalhadores do complexo conseguiram se salvar, segundo as autoridades venezuelanas. O acidente foi anunciado pelo próprio bufão Chaves, através do Twitter, na madrugada de hoje.

O ministro do Petróleo e Energia, Rafael Ramirez, disse, na TV estatal, que o acidente não causará danos ao meio ambiente local. "Compreendemos que isso é uma situação de alto risco. Trata-se de uma instalação grande e complexa, mas nos acompanham empresas especializadas em operações off-shore, e que nos asseguraram que não existe a possibilidade técnica de um escapamento de gás", explicou Ramírez.

O Brasil se prepara para multiplicar sua produção de petróleo em alto mar, com o Pré-Sal, e isso preocupa especialistas. Os dois acidentes referidos contrastam pelas condições de produção. O acidente próximo à costa sul dos Estados Unidos aconteceu em uma plataforma que usava alta e moderna tecnologia. Sabe-se, por causa da forte crise econômica que vive a Venezuela, que a estatal de lá (PDVSA)está com sua estrutura produtiva comprometida. De qualquer forma, os acidentes são possíveis, com excelente ou péssima estrutura de produção.

É bom que o Brasil tenha nesses acidentes elementos de preocupação e estímulo à providência de medidas antecipatórias. O governo já reconheceu que a Pertrobras não está preparada se um acidente como o do Golfo do México acontecer aqui.

Por preocupação real, ou superstição, bata na madeira três vezes.

Nenhum comentário: