quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PSS: PROFESSORES DENUNCIAM FRAUDE NA PROVA DA UFPA

Professores do Colégio Impacto, em Belém, pretendem entrar com uma ação no Ministério Público Federal para que seja investigada a denúncia de um possível vazamento de uma questão do Processo Seletivo Seriado 2010 da Universidade Federal do Pará para outra instituição acadêmica da cidade.

A questão número 19 de Geografia apresentou itens completamente idênticos ao de um exercício apresentado aos alunos do colégio Universo alguns dias antes da prova. “Cinco itens são iguais ao de uma questão que está disponível na internet, mas os professores do Universo apresentaram um item a mais que, coincidentemente, também está na questão da UFPA”, diz o professor de Geografia Antonio Carvalho.

“Queremos que a UFPA nos dê uma explicação convincente. Caso contrário entraremos com uma ação no Ministério Público pedindo, quem sabe, até a anulação da prova”, afirma o também professor de Geografia do Impacto Nonato Bouth.

O gráfico e as alternativas que estão na prova da UFPA são iguais ao que foi apresentado como exercício para os alunos do Universo, segundo denuncia o colégio Impacto.

No Ministério Público, o caso ainda é visto com cautela. “O Ministério Público Federal não recebeu nenhuma representação oficial até o presente momento questionando a segurança ou a metodologia das provas do último PSS da Universidade Federal do Pará. Se isso acontecer, deverá ser aberto procedimento interno para investigar as hipóteses de suposto plágio ou suposto vazamento. Quaisquer medidas necessárias deverão ser tomadas apenas com a conclusão das investigações”, informou o MP. Um procurador disse que a anulação da prova é um ato extremo, mas que não é algo tão incomum assim. Nas investigações, até a Polícia Federal pode ser acionada.

Para os candidatos que se sentiram prejudicados, a UFPA não dá razões para muita animação. Os candidatos tinham até as 14h30 de ontem para interpor recursos no Centro de Processos Seletivos. O gabarito definitivo da prova será disponibilizado a partir desta quarta-feira.


Na manhã de ontem, os alunos do colégio Impacto da avenida Magalhães Barata fizeram um pequeno protesto no interior da instituição reivindicando a anulação da prova. Nem todos, no entanto, querem que a prova seja anulada. “Eu vou ser prejudicado de qualquer forma”, disse Lui Lima, 19 anos.

Fonte: www.diariodopara.com.br

Nenhum comentário: