quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CARAJÁS SAI NA FRENTE DO TAPAJÓS

Carajás saiu na frente e poderá se transformar no 27º estado brasileiro ainda em 2010.

Essa é a expectativa resultante de reunião que uma comitiva daquela região teve com o presidente da Câmara Federal, Michel Temer (PMDB), na quarta feira da semana passada.

Temer se comprometeu a colocar na pauta o projeto que convoca o prebiscito para a criação do novo estado para votação até o final deste ano. O projeto é de autoria do deputado Giovani Queiróz (PDT), que já foi aprovado por todas as comissões e está pronto para ser votado. "Da minha parte, não há qualquer obstáculo para a cotação da matéria", teria dito o presidente da Câmara.

Assim como os parlametares do Oeste do Pará, que defendem o plebiscito para a criação do estado do Tapajós, também os líderes de Carajás reclamam que a região, famosa por abrigar o maior garimpo a céu aberto do mundo, sofre com a ausência do poder público, e o desmembramento poderia melhorar a qualidade de vida da população local.

A diferença é que os dirigentes de Carajás têm conseguido uma ação mais consistente e articulada que os nossos do Tapajós. O projeto que propõe o plebiscito para a criação do Tapajós continua dormitando nos escaminhos da Câmara.


Fonte: Blog Corredores do Planalto e redação do blog

Nenhum comentário: