sexta-feira, 27 de novembro de 2009

É DO PARÁ, ISSO?

Texto de Francisco Sidou, jornalista, publicado no blog Espaço Aberto, edição de hoje, sob o título acima:

Com verve e fina ironia, fazendo trocadilho com a propaganda oficial então veiculada na mídia pelo governo do Estado, mostrando as riquezas e belezas naturais do Pará, essa foi a pergunta de um parente , quando o incentivei e fui com ele visitar o que seria o nosso stand na Feira dos Estados, em Brasília, na década de 90. Simplesmente, o local destinado ao Pará havia sido ocupado pela barraca do Amazonas.

Entre surpreso e decepcionado, ouvi então da bela recepcionista amazonense a explicação de que o pessoal do Pará não havia aparecido no prazo estabelecido para montagem de seu stand. Então, os organizadores da Feira dos Estados autorizaram a utilização do espaço ocioso para ampliação da barraca do Amazonas, que tinha muita coisa para mostrar, incluindo a exibição todas as noites do grupo folclórico formado por integrantes dos bois Caprichoso e Garantido.

Fiquei sabendo, também, que a culinária regional era outra grande atração da barraca do Amazonas, a mais procurada da Feira, com especial destaque para o tambaqui moqueado e o pato no tucupi. Perguntei, meio intrigado: mas o pato do tucupi não é especialidade da culinária paraense? Então, a jovem recepcionista, gentilmente, explicou: na verdade, o pessoal da Amazontur trouxe a cozinheira e os ingredientes como jambu e tucupi do Pará, mas os patos eles compraram aqui mesmo no supermercado. O sorvete de açaí também veio de Belém e é o produto mais procurado da barraca. Literalmente desconcertado, aceitei a carona de meu primo brasiliense e tive de engolir sua sutil gozação: “Meu caro, desse jeito o Amazonas vai acabar encampando o Pará...”


Para ler todo o txto: www.blogdoespacoaberto.blogspot.com

Nenhum comentário: